Os profissionais que participam do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), em Curitiba (PR), tiveram a oportunidade de assistir palestras de integrantes da comissão técnica da seleção feminina sub-20. O treinador Wagner Coppini, o Wagão, o preparador físico Adriano Roza e a coordenador das seleções de base, Caetano Rocha, falaram sobre temas como o plano de trabalho da seleção sub-20, o alinhamento com a seleção adulta, os processos avaliativos.
“Foi muito positivo esse encontro com os profissionais do CBI. Essa aproximação com os técnicos formadores ajuda muito no nosso dia a dia. É importante esse alinhamento e eles conheceram o trabalho de transição da base para o adulto. Também apresentamos o plano para os próximos dois anos. A troca com esses profissionais é fundamental para futuro do voleibol brasileiro”, afirmou Wagão.
O preparador físico da seleção sub-20, Adriano Roza, destacou a importância da troca de conteúdos na busca por uma unificação da metodologia de trabalho com os clubes formadores.
“A palestra foi sobre a metodologia da preparação física nas seleções brasileiras de base. Abordei os pilares de treinamento, a maturação das atletas, como individualizamos os trabalhos. Falamos sobre a realidade de cada clube e como essa mentalidade pode ser aplicada em cada um. Foi uma troca muito interessante. O objetivo das avaliações é mapear as atletas sub-20 e as características físicas das regiões do país. Além disso, identificar possíveis atletas com características para compor a seleção brasileira. Para isso, utilizamos algumas avaliações, como de potência de membros inferiores, percentual de gordura e agilidade e velocidade”, explica Adriano.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro