Seis etapas, seis ouros. Duda e Ana Patrícia caminham firmes rumo à taça da temporada 2023 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Com o ouro conquistado neste domingo (16/7) no Top 12 da etapa de Brasília, as campeãs mundiais igualaram o recorde de títulos consecutivos em etapas da competição, de Larissa e Talita na temporada 2014/2015. A marca histórica veio com triunfo sobre Verena/Kyce por 2 sets a 0 (21/11 e 21/12). Carol Horta e Ana Luiza completaram o pódio
No masculino, Arthur e Adrielson disputaram a quinta final na temporada, e chegaram ao segundo ouro ao superar Felipe Cavazin/Gabriel Zuliani também por 2 a 0 (21/18 e 21/18). O bronze ficou com Mateus/Adelmo.
“Tivemos 10 dias intensos de vôlei de praia em Brasília, que começou com a disputa da segunda etapa do Brasileiro sub-19 e fechou com as emoções do torneio adulto, com o Aberto e o Top 12. No Aberto, tivemos duas duplas inéditas no alto do pódio, que pela primeira vez disputarão o Top 12 em Salvador. Na competição principal, Duda/Ana Patrícia e Arthur/Adrielson confirmaram que estão em excelente fase. Além das competições, realizamos, em parceria com a Federação de Brasília, dois torneios de categorias de base (sub-16 e sub-17), ações muito importantes para despertar o amor pelo esporte e incentivar a prática do vôlei de praia entre os jovens. A CBV também realizou mais uma peneira de observação, com a presença de técnicos das seleções de base, no trabalho constante de mapear novos talentos. A presença da torcida confirmou a paixão de Brasília pelo voleibol”, analisou Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da Confederação Brasileira de Voleibol”.
A sétima etapa do Circuito Brasileiro acontece em Salvador, de 23 a 27 de agosto.
Duda: ‘Estamos muito felizes por igualar esse recorde de seis etapas vencidas de Larissa e Talita. Fizemos um lindo torneio, uma linda trajetória”.
Ana Patrícia: ‘Foi uma vitória muito importante. A nossa próxima competição é a etapa Elite do Circuito Mundial, no Canadá, e o Circuito Brasileiro tem um bom nível de competitividade para nos preparar para mais esse desafio”.
Arthur Mariano: ‘Joguei essa etapa superando uma lesão na panturrilha e isso foi um desafio a mais. Uniu ainda mais a gente. Queremos manter essa consistência de resultados, que é fundamental para atingir o objetivo de conquistar o título do Campeonato Brasileiro. Dedico esse título à minha família, que está sempre me apoiando’
Adrielson: ‘Temos trabalhado muito para manter a consistência. Isso é fruto de muito treino, muita disciplina’
Disputas de medalha do Top 12
Finais
Duda/Ana Patrícia 2 x 0 Verena/Kyce (21/11 e 21/12)
Arthur Mariano/Adrielson 2 x 0 Gabriel Zuliani/Felipe Cavazin (21/18 e 21/18)
Disputas pelo bronze
Carol Horta/Ana Luiza 2 x 0 Giulia/Natasha (21/18 e 21/17)
Mateus/Adelmo 2 x 1 Saymon/Felipe Miranda (19/21, 24/22 e 21/19)
CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA – CALENDÁRIO 2023
1ª ETAPA – Maringá (PR) – 8 a 12 de março – Campeões: Duda/Ana Patrícia e Evandro/Arthur Lanci
2ª ETAPA – Itapema (SC) – 29 de março a 2 de abril – Campeões: Duda/Ana Patrícia e André/George
3ª ETAPA – Saquarema (RJ) – 19 a 23 de abril – Campeões: Duda/Ana Patrícia e André/George
4ª ETAPA – Campo Grande (MS) – 10 a 14 de maio – Campeões: Duda/Ana Patrícia e Arthur Mariano/Adrielson
5ª ETAPA – Cuiabá (MT) – 21 a 25 de junho – Campeões: Duda/Ana Patrícia e Evandro/Arthur Lanci
6ª ETAPA – Brasília (DF) – 12 a 16 de julho – Campeões: Duda/Ana Patrícia e Arthur Mariano/Adrielson
7ª ETAPA – Salvador (BA) – 23 a 27 agosto
8ª ETAPA – Fortaleza (CE) – 13 a 17 de setembro
9ª ETAPA – Manaus (AM) – 8 a 12 de novembro
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro