pATROCINADOR OFICIAL

Com nome europeu e coração mineiro, Áustria Mac Lane participa do Vôlei Master pela quinta vez 

Competição organizada pela CBV vai até sábado e reúne mais de 2000 atletas

18 de novembro de 2024

Austria Mac Lane vibra com mais um ponto do Alexandre Vôlei BH

(Wallace Teixeira/FVImagem/CBV)

Haroldo da Silva era oficial de justiça e trabalhava com “processos de homônimos”, pessoas que tinham problemas com a justiça por terem nomes que, por azar, eram similares aos de pessoas em situação irregular. Atento a isso, Haroldo não pensou duas vezes: seus filhos não teriam nomes comuns. Poucos anos depois, nasceram as irmãs Áustria e Argélia. 

As duas jamais enfrentaram processos de homônimos, mas tiveram que explicar bastante os nomes exóticos. “Hoje já me acostumei com esse nome diferente. Mas na escola foi bem complicado. As outras crianças implicavam muito”, relembra Austria, de 58 anos, que disputa o Vôlei Master, em Saquarema, pela quinta vez: vai jogar quadra, duplas de praia e quartetos de praia, todos na categoria 55+.

O sobrenome Mac Lane é homenagem à atriz Shirley MacLaine, de quem seu pai Haroldo era fã. Mas a paixão de Austria não era o cinema. Desde a adolescência, ela adorava voleibol, mas só deu os primeiros saques aos 30 anos, no Clube Belo Horizonte. “Adorava ver a seleção masculina jogar. Gostava muito do Marcelo Negrão, Tande, Montanaro, Willian… comecei a acompanhar a seleção feminina mais recentemente, e não posso deixar de citar a Fernanda Garay, grande exemplo de garra e dedicação”, diz Austria. 

Do seu início no esporte até hoje, mais três décadas se passaram. Tempo mais do que suficiente para Austria construir sua própria história na modalidade. Ela já competiu em diversos campeonatos. Já jogou o Vôlei Master pelo Alexandre Vôlei, seu time atual, pelo Clube Belo Horizonte e por Pedro Leopoldo. 

“Gosto muito do Vôlei Master de Saquarema, porque quando não estou jogando, posso assistir aos jogos masculinos, femininos, de quadra, de praia… e tudo isso em um só lugar. O CT é muito bem equipado e bonito. A energia é sempre positiva, e existe uma interação grande entre os atletas. A gente respira vôlei o tempo todo. E eu adoro isso”, diz Austria. “Apesar de ter um nome diferente, sou igual aos outros atletas que participam de campeonatos master. Todos temos uma paixão enorme pelo esporte, e mesmo com algumas dificuldades e limitações físicas, estamos sempre dando o máximo e pensando nos próximos campeonatos que virão”. 

VÔLEI MASTER 2024 

O evento master mais tradicional do voleibol brasileiro está de volta. A partir de sábado (16/11), a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) realiza o Vôlei Master 2024, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel, em Saquarema. A 19ª edição da competição será classificatória para a segunda edição da Superliga Master, que acontece em 2025.  

Durante os oito dias de competições, mais de 2000 atletas estarão envolvidos no evento. Serão 156 equipes em ação nas oito quadras indoor (1531 atletas), representando 14 estados brasileiros. Nas seis quadras de areia, 208 duplas e 115 quartetos reúnem 630 atletas. Entre os inscritos, ídolos históricos do vôlei nacional, como Fernanda Venturini (bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996), Karin Rodrigues (bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000) e Pará, campeão mundial de vôlei de praia em 1997.  

“O Vôlei Master é um dos eventos mais tradicionais do voleibol nacional. Mostra a paixão de brasileiros de todo o país pelo esporte, reúne grupos de amigos da vida inteira, e permite que fãs joguem ao lado de ídolos. Ficamos muito felizes de realizar mais uma edição do evento, com mais de dois mil participantes. O voleibol é excelência e competição, mas também é saúde, amizade, exemplo”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV.   

Classificatório para a Superliga Master  

Para estimular ainda mais a prática do vôlei pelos veteranos, a CBV criou a Superliga Master, que começou a ser disputada em 2024. O Vôlei Master deste ano classificará 33 equipes para a competição nacional: os três primeiros colocados da categoria 40+ feminino, os quatro primeiros colocados das categorias 45+, 50+ e 55+ feminino, 40+ e 50+ masculino, e os cinco primeiros colocados nas categorias 45+ e 55+ masculino.  

Categorias do Vôlei Master 2024  

Quadra: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M), 63+ (F/M), 67+ (F/M) e 70+ (F/M)  

Praia: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M) e 63+ (F/M).