Com a medalhista olímpica Érika como convidada do projeto “Mentalidade Vencedora”, disputa da Primeira Divisão sub-18 feminina do CBS começa em Maringá

Dez seleções participam da competição, que vale três vagas na Divisão Especial de 2024

27 de março de 2024

(Divulgação)

Medalhista de bronze em Sydney 2000 e campeã dos Jogos Pan-Americanos de 1999 com a seleção feminina, Érika é referência de talento no vôlei nacional. Esta semana, vai passar um pouco de sua experiência e conhecimento a jovens das equipes sub-18 que disputam a Primeira Divisão sub-18 feminina do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), que acontece em Maringá (PR). A ação é mais uma etapa do projeto “Mentalidade Vencedora”, novidade da Confederação Brasileira de Voleibol para esta temporada.

“O projeto Mentalidade Vencedora é maravilhoso. Gostaria de ter tido a oportunidade de participar de algo assim quando era jovem, começando a carreira. Tenho como missão compartilhar tudo o que aprendi, tudo o que o voleibol fez na minha vida, para transformar outras vidas. E para que essas vidas transformem outras no futuro. Esse é o ciclo que devemos criar. Quero ser a sementinha na cabeça dessas jovens, que um dia poderão ser ídolos do nosso esporte”.

Além de Erika, esta edição do torneio conta também com as palestras do estatístico Thiago Mizael e da psicóloga Dirce Ferraresso, que ministra uma palestra sobre abuso e assédio sexual.

Dez equipes estão na briga pelo título em Maringá: Ceará, Roraima, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Pará, Espírito Santo, Bahia e Tocantins. Os três primeiros colocados disputam a Divisão Especial em 2025. Os três últimos, caem para a Segunda Divisão.

O Campeonato Brasileiro de seleções é a porta de entrada de jovens talentos do voleibol. Hoje no Fluminense, a ponteira Pietra foi campeã da competição pela seleção gaúcha: “É uma oportunidade incrível para conhecer outros lugares, jogar contra os melhores da sua categoria e defender o seu estado. Esse ano faz dez anos que fui campeão pelo Rio Grande do Sul, e lembro dessa conquista até hoje. É muito especial para mim”.