Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 17.08.2018
A disputa do classificatório (qualifying) definiu as últimas vagas à fase de grupos da etapa de Jaboatão dos Guararapes (PE) do Circuito Challenger de vôlei de praia 2018. Foram disputados 42 jogos nesta sexta-feira (17.08) na arena montada na Praia de Piedade, tudo com entrada franca à torcida. E o favoritismo acabou se confirmando na maioria dos casos, com as duplas de maior ranking avançando nos duelos eliminatórios diretos.
A competição terá transmissão ao vivo no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a partir deste sábado (18.08), quando começa a fase de grupos. O torneio conta com dois medalhistas olímpicos: Juliana, bronze em 2012, e Márcio Araújo, prata em 2008.
A competição conta com 12 duplas em cada gênero, divididas em três chaves de quatro. Oito já entram direto na fase de grupos, pelo ranking de entradas, enquanto quatro times saem do classificatório. Os primeiros e segundos de cada chave, além de dois melhores terceiros, avançam às quartas de final, e deste ponto o torneio segue em formato eliminatório simples.
No naipe masculino, 30 duplas disputaram as últimas quatro vagas. Avançaram à próxima fase o campeão do Circuito Mundial de 2018, Harley (DF) e seu parceiro Moisés (BA), além de Álvaro Andrade/Raul (SE), Matheus Maia/Felipe Cavazin (RJ/PR) e Oscar/Luciano (RJ/ES), respectivamente nas posições dois, três e quatro do ranking. Os times venceram três jogos seguidos pela vaga, com exceção de Raul e Álvaro, que disputaram dois jogos.
Já estavam classificados pelo ranking de entradas Léo Vieira/Jô (PB/DF), Márcio Araújo/Allison Francioni (CE/SC), Ramon Gomes/Adrielson (RJ/PR), Jefferson/Miguel (CE/MS), Vinícius/Fernandão (ES), Eduardo Davi/Borlini (PR/ES), Marcus/Ferramenta (RJ) e Rafael/Renato (PB).
Já no torneio feminino, 20 times lutaram pelas quatro vagas. E novamente as primeiras colocadas do ranking avançaram. Casos de Ângela/Fabrine (DF/BA), ranking dois, de Maria Clara/Roberta Glatt (RJ), terceiras no ranking, e da campeã do SuperPraia Carol Horta (CE), jogando ao lado de Rebecca (CE) como cabeça de chave quatro.
Completou a lista a dupla Cris/Verena (SP/CE), posição 13 no ranking do classificatório e único time que precisou vencer três jogos, já que as outras classificadas precisaram de duas vitórias.
Já estavam garantidas na fase de grupos do feminino Victoria/Tainá (MS/SE), Juliana/Andressa (CE/PB), Andrezza/Neide (AM/AL), Val/Izabel (RJ/PA), Vivian/Vitoria (PA/RJ), Aline/Diana (SC/RJ), Rachel/Flávia (RJ) e India/Andrea (PA/AM).
Já foram realizadas as etapas de Maringá (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Além dos campeões de cada cidade, também existe um campeão geral, com a soma dos pontos dos quatro eventos. O naipe feminino tem como líderes do ranking Tainá/Victoria (SE/MS), com 1.040 pontos. No naipe masculino, Léo Vieira/Jô (DF/PB) aparece em primeiro lugar: 880 pontos.
Na abertura do Challenger, em Maringá (PR), títulos para Márcio Araújo/Luciano (CE/ES) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE). Na segunda etapa, no Rio de Janeiro (RJ), Vivian/Vitoria (PA/RJ) e Marcus/Luciano (RJ/ES) ficaram com a medalha de ouro. Em Brasília (DF), ouro para Tainá/Victoria (SE/MS) e Léo Vieira/Jô (DF/PB). Os campeões de uma etapa recebem 200 pontos no ranking geral e cerca de R$ 13 mil em premiações.
O Challenger é composto por quatro torneios em quatro cidades diferentes, entre junho e agosto de 2018. Ele ocorre entre o término de uma temporada, e o início de outra do Circuito Brasileiro Open, mantendo em atividade atletas que não estão atuando no Circuito Mundial, garantindo um calendário competitivo durante todo ano para mais competidores.
VEJA OS RESULTADOS DO DIA NO MASCULINO
http://www.aplicativoscbv.com.br/challenger/tabopen/tabelatodas.asp?site=1007&sexo=m
VEJA OS RESULTADOS DO DIA NO FEMININO
http://www.aplicativoscbv.com.br/challenger/tabopen/tabelatodas.asp?site=1007&sexo=F
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro