Vídeo – Duda e Ana Patrícia: https://we.tl/t-gYrgd9oyaK
A reta final da corrida olímpica, que define as duplas que vão representar o vôlei de praia do Brasil nos Jogos de Paris 2024, começa em março. E o Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em Saquarema, é referência na preparação das duplas que brigam por uma vaga na maior competição esportiva do planeta. Ana Patrícia/Duda e Arthur Lanci/Evandro passaram a última semana treinando no local. Na próxima semana será a vez de Bárbara Seixas/Carol Solberg.
As etapas do Circuito Mundial contam pontos para a corrida olímpica até o dia 9 de junho. As duas melhores parcerias brasileiras que estiverem entre as 17 do ranking mundial carimbam o passaporte para Paris. “Tivemos um 2023 de muito aprendizado e estamos com foco na reta final da corrida olímpica. Queremos muito essa classificação. Sabemos da nossa responsabilidade. Saquarema é a casa do vôlei. Aqui a nossa rotina muda e tudo é muito mais fácil. Vamos aproveitar bastante essa estrutura para nos ajudar a carimbar o nosso passaporte para Paris”, diz Ana Patrícia, que ao lado de Duda ocupa o primeiro lugar no ranking da corrida olímpica.
Além das quadras de vôlei de praia, as duplas brasileiras contam com sala de musculação, de fisioterapia, piscina, restaurante e infraestrutura completa no Centro de Treinamento de Saquarema. A estadia das atletas e suas equipes foi custeada pela CBV. “O Centro de Treinamento de Saquarema é referência no Brasil e no exterior. O objetivo da CBV é proporcionar a melhor estrutura para que as duplas desenvolvam todo o seu potencial na reta final da corrida olímpica e, consequentemente, nos Jogos Olímpicos de Paris”, explica Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.
“Estamos há duas semanas fazendo pré-temporada. É muito bom estar em Saquarema. É um ano especial, estamos motivadas e unidas em busca da classificação olímpica”, explica Duda, que além de Ana Patrícia, tem nos treinos a companhia de Tainá e Vic, que se preparam para o Circuito Brasileiro – a primeira etapa é no fim de fevereiro, em Campo Grande.
Evandro e Arthur Lanci estão em quarto lugar no ranking da corrida olímpica. “É a reta final da corrida olímpica. Estamos pensando dia a dia. Estamos em Saquarema com toda a nossa equipe. Treino aqui desde 2008 e é uma estrutura maravilhosa, principalmente para a preparação para grandes competições. Aqui se respira vôlei 24 horas por dia, é muito treino, estudo e descanso”, diz Evandro, que além do parceiro, tem uma presença especial nos treinos diários em Saquarema: o campeão olímpico Alison, que se prepara para a temporada 2024.
“Não paramos no fim de ano para começar bem 2024. Vamos lutar muito para buscar essa vaga olímpica. Saquarema é a meca do nosso esporte, venho aqui há dez anos. Desta vez, temos um camp da CBV para jovens talentos acontecendo simultaneamente a nossos treinos. Eles estão na quadra ao lado. Esse intercâmbio com a base é muito positivo para o futuro do voleibol de praia”, finaliza Arthur Lanci.
Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro