Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 23.02.2017
As comemorações do Carnaval ficarão de lado para diversas duplas de vôlei de praia nos próximos dias. Os times das categorias adulto e Sub-21 utilizarão a completa estrutura do Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), para treinos visando etapas do Circuito Mundial 2017 e do Mundial da categoria de base. Concentração e foco visando repetir os excelentes resultados dos últimos anos.
Em um acampamento intensivo, 10 atletas treinarão e serão observados visando a disputa do Mundial Sub-21, que ocorre em Julho, na China. São eles Adrielson Silva (PR), Rafael de Queiroz (PR), Lázaro de Paulo (GO), Igor Borges (RJ), Felipe Miranda (PR), Juliano da Cunha (PR), Renato Andrew (PB), Gabriel Gouveia (RJ), Alysson Ribeiro (CE) e David Conceição (BA).
Atual campeão Mundial Sub-19 e Sub-21, tanto no masculino quanto no feminino, o Brasil se prepara para manter a revelação de novos talentos e o bom desempenho na base. Robson Xavier, técnico responsável pelas atividades da base, ao lado do também treinador Ricardo Hugo Rodrigues, comentou a importância da preparação em Saquarema.
"Lá é a casa do voleibol, o lugar mais adequado para termos foco total no desenvolvimento dos garotos e no vôlei de praia. Além disso, são jovens de vários estados, que atuam de maneiras diferentes. Esse período permite que busquemos um padrão. Além de termos atletas que buscam se firmar, e esse trabalho multidisciplinar os motiva. Eles recebem feedback, o que podem trabalhar para evoluir", disse Robson, que completou.
"O ano de 2016 foi fabuloso, o Brasil venceu todos os torneios de base, nos dois naipes. Algo que nunca havia acontecido. Um exemplo do trabalho sendo desenvolvido, da importância dos circuitos Sub-19, Sub-21 e Sub-23. Temos agora uma mescla de alguns jovens mais experientes, com participações internacionais, e outros sem experiência. Nossa expectativa é de que um grupo auxilie o outro, passe um pouco da vivencia".
Além da base, duas duplas na categoria adulta utilizarão a estrutura de Saquarema: Evandro/André (ES/RJ), vice-campeões do Major Series de Fort Lauderdale (EUA) e da etapa de Maceió (AL) do Circuito Brasileiro, e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), que ficaram na quinta-colocação na disputa em solo norte-americano e com o quarto lugar na capital alagoana.
"É um ótimo momento, pois Saquarema é um local que todos gostamos. Será uma oportunidade de melhorar o entrosamento, união da dupla. O time foi formado em janeiro e lá poderemos ter toda equipe, com fisioterapeuta, preparador físico, todos presentes nas atividades. Será um período forte, com áreas específicas de massagem, crioterapia, academia. Alimentação adequada. Isso soma demais", disse o capixaba.
Com área de 108 mil m², a casa do voleibol brasileiro mantém a excelência e a infraestrutura digna de campeões olímpicos e oferece 270 leitos, 800m² de sala de musculação e fisioterapia, seis quadras de voleibol de praia, quatro de voleibol indoor (que podem ser reorganizadas em oito), piscina semiolímpica, restaurante, lavanderia, duas quadras de tênis, um campo de futebol de gramado natural com dimensões oficiais, entre outras facilidades.