Com novo formato e atividades complementares as etapas que definem a temporada 2023 das categorias de base do vôlei de praia brasileiro serão realizadas no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ), a partir deste domingo (3.11). A terceira etapa sub-19 e segunda etapa sub-17 reunirão ao todo mais de 280 atletas de 21 estados. Serão oito dias em que os novos talentos da modalidade, além de disputar títulos, terão a oportunidade de participar de clínicas com grandes nomes do vôlei de praia nacional, assistir palestras e colocar em prática tudo que for aprendido ao longo do período.
Todas as duplas e um técnico por Federação e por gênero terão as despesas de hospedagem e alimentação no Centro de Treinamento custeadas pela CBV durante os quatro dias de evento de suas respectivas categorias, e poderão participar de todas as atividades previstas na programação.
“O nosso objetivo é transformar o nosso Centro de Treinamento em Saquarema em uma grande experiência esportiva para as categorias de base. E queremos que esse evento seja um marco para as próximas temporadas, que ele cresça a cada ano, e seja desejado pelos atletas e pelas Federações. Teremos clínicas aplicadas para os atletas e treinadores, palestras que podem impactar as carreiras deles. Será um evento para referência para todos os envolvidos, para troca de experiências entre comissões técnicas, é algo que vai muito além do aspecto competitivo”, comentou Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV.
Uma novidade a ser implementada na competição é a mudança no formato do qualifying, que deixará de ser realizado em jogos de eliminatória simples, para um sistema de grupos, o que garantirá um mínimo de três partidas na disputa por dupla. E mesmo os que não se classificarem poderão ficar durante todo o período do torneio e participar das atividades paralelas e terão uma quadra exclusiva para realização de amistosos com outros adversários presentes.
Na chave principal todos os times participantes disputarão jogos até o último dia da respectiva categoria. As duplas eliminadas da briga por medalhas seguem jogando pelas posições intermediárias na classificação final da etapa. Em todas as categorias (sub-19 e sub-17) o torneio principal terá quantidade dobrada de participantes, passando dos 16 das etapas anteriores para 32 na etapa final.
Além das partidas, as clínicas previstas voltadas para atletas e treinadores serão ministradas por nomes importantes do vôlei de praia brasileiro como a medalhista olímpica Ágatha, a campeã brasileira Talita, o campeão do Circuito Mundial Pedro Solberg, e os técnicos Marcos Char, Letícia Pessoa (que tem três medalhas olímpicas) e Renato França. Os participantes da competição também poderão acompanhar palestras com temas importantes para o desenvolvimento da carreira dos atletas como o comportamento nas Redes Sociais e educação financeira.
“Eu sempre fico muito feliz de participar desses momentos do vôlei de praia brasileiro. Agora eu já estou mais perto do final da minha carreira, e poder ter essa troca com quem está começando, é muito enriquecedor. Acredito demais no poder do esporte como um agente transformador social e isso começa com as crianças. Vai ser um dia muito bonito em Saquarema para todos nós”, disse Ágatha que ministrará a clínica voltada para as atletas da categoria sub-19 ao lado do técnico Marcos Char.
“É sempre muito bom poder dividir conhecimento e passar o aprendizado de anos de trabalho. Acho que estamos no momento de mostrar aos mais novos como a história do vôlei de praia foi rica até o momento e deixá-los o legado e a responsabilidade deles na continuidade deste trabalho”, contou Letícia Pessoa, que estará presente na clínica voltada para os atletas da categoria sub-19 ao lado de Pedro Solberg.
A primeira categoria a entrar em ação no Centro de Treinamento da CBV será a sub-19. A terceira e última etapa contará com 75 duplas participantes, e define os campeões da temporada. No masculino o Paraná lidera o ranking com 400 pontos em razão dos dois títulos da dupla Gustavo e Zadi nas etapas anteriores. O feminino vive situação semelhante, com o ouro nas duas primeiras etapas o Rio de Janeiro está na primeira posição com 400 pontos. Nas categorias sub-19 e sub-17 as duplas pontuam para seus respectivos estados no ranking geral. A disputa da terceira etapa do Circuito Brasileiro sub-19 será entre os dias 3 e 6 de dezembro.
Logo em seguida, a partir do dia 7, será a vez dos talentos do Circuito Brasileiro sub-17 entrarem em ação em Saquarema. Estarão presentes 66 duplas e vale o título da temporada. A primeira etapa, em Fortaleza (CE), teve a Paraíba com o título no masculino com Rafael e Erick, e o Rio de Janeiro foi o vencedor no feminino com Maili e Luisa.
PROGRAMAÇÃO
3ª ETAPA CIRCUITO BRASILEIRO SUB-19 DE VÔLEI DE PRAIA
3.12 (DOMINGO) – Qualifying – 9h às 16h
4.12 (SEGUNDA-FEIRA) – Fase de grupos – 8h às 19h30
5.12 (TERÇA-FEIRA) – Repescagem, oitavas e quartas de final – 8h às 18h30
6.12 (QUARTA-FEIRA) – Semifinais, disputas pelo bronze e finais – 8h às 14h
2ª ETAPA CIRCUITO BRASILEIRO SUB-17 DE VÔLEI DE PRAIA
7.12 (QUINTA-FEIRA) – Qualifying – 8h às 16h
8.12 (SEXTA-FEIRA) – Fase de grupos – 8h às 17h30
9.12 (SÁBADO) – Repescagem, oitavas e quartas de final – 8h às 18h30
10.12 (DOMINGO) – Semifinais, disputas pelo bronze e finais – 8h às 14h
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro