A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) homenageou a campeã olímpica Walewska, que faleceu em outubro, no clássico mineiro entre Gerdau Minas e Dentil/Praia Clube realizado no domingo (14/1), em Belo Horizonte (MG). Durante o duelo pela 11ª rodada do turno da Superliga Bet7K – que terminou com vitória do time de Uberlândia no tie-break -, o presidente da CBV, Radamés Lattari, entregou aos pais e ao irmão da jogadora, o troféu de que a seleção feminina recebeu no Prêmio Brasil Olímpico, em dezembro, como melhor equipe feminina de 2023.
“Walewska é uma referência para o vôlei nacional, seu legado será eterno. Quando recebi o troféu do Comitê Olímpico do Brasil, em dezembro, informei que ele seria entregue à família da Wal, como uma homenagem da CBV e de toda a seleção feminina. Ela fez história com a camisa das duas equipes, por isso não havia melhor cenário para esse momento”, disse Radamés Lattari, presidente da CBV.
Central de imenso talento, Walewska defendeu por muitos anos a seleção brasileira feminina. Além da medalha de ouro nos Jogos de Pequim 2008, foi bronze em Sydney 2000, e ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1999 e a Copa das Campeões de 2013. Pelo Dentil Praia Clube, foi campeã da Superliga 2017/2018.