O ano de 2021 já começa em atividades para o voleibol brasileiro logo a partir do dia 7 de janeiro. Neste dia, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) irá reunir 62 atletas das categorias sub-18 e sub-19 para o Laboratório de Detecção de Talentos. O trabalho seguirá até o dia 19 do mesmo mês e será conduzido pelos técnicos Luiz Carlos da Silva, o Kadilac, no masculino, e Evelton Bóllico, no feminino. Os dois são assistentes dos técnicos das seleções, Fabiano Ribeiro, o Magoo, e Hylmer Dias, que estarão no comando dos seus times na Superliga Banco do Brasil.
Outros treinadores estarão inseridos no trabalho: Abel Martins, Hariton Cabral, Julio Kunz Neto, Evandro Pontes, Marcelo Zenni Klein e Anderson Rodrigues. Adriano Roza e Guilherme Berriel serão os preparadores físicos e Rodrigo Azevedo, o fisioterapeuta.
Atletas e componentes das comissões técnicas só entrarão ao CDV após passar por dois testes de COVID-19. Todos passarão por um teste anterior e outro imediatamente na chegada ao Centro de Desenvolvimento de Voleibol. Somente depois seguirão para o sistema de bolha onde, depois de testados, não sairão até o último dia.
No total, serão 32 atletas no feminino e 30 no masculino. Todos serão avaliados para a convocação para o Campeonato Sul-Americano de cada categoria. A Confederação Sul-Americana já oficializou a realização das competições sub-18 de 10 a 14 de fevereiro, no Chile; a sub-19, de 24 a 28 de fevereiro, na Colômbia, e a sub-20 também entre os dias 24 e 28 de fevereiro, no Peru.
“Fico muito feliz pelo fato de, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, a CBV ter conseguido manter o Laboratório em janeiro. Isso é muito importante pra formações das seleções de base e para o futuro das seleções adultas. Muito feliz também porque essa geração 2004 é muito promissora e com ótimo biotipo. Não estarei presente por conta dos meus compromissos com Fluminense, mas estarei em contato com Evelton, Hairton, Abel e Julinho, que, com certeza, farão um grande trabalho com essas meninas visando a formação da nossa seleção sub-18”, disse Hylmer Dias.
O técnico da seleção masculina, categoria sub-19, Magoo, também estará acompanhando, mesmo que à distância, o andamento de todo o trabalho no CDV.
“Esse é um momento importante onde conseguiremos reunir 32 garotos para uma avaliação durante 12 dias. Depois de uma espera e muita ansiedade em voltar nosso trabalho com a base do vôlei brasileiro, aguardamos ótimos dias com esses garotos, que terão a oportunidade de aproveitar para nós conhecermos melhor. É a continuação da preparação para o próximo Mundial”, concluiu Magoo.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro