Depois do ouro nos Jogos Pan-Americanos em Santiago 2023 há duas semanas, André e George voltam às quadras nesta sexta-feira (17.11). Desta vez, no lugar do frio da capital chilena, o cenário será muito mais familiar, a praia de Tambaú, em João Pessoa (PB), cidade onde a dupla mora e treina, que receberá três eventos consecutivos de vôlei de praia em novembro. A partir desta quarta-feira (15.11) acontece a disputa da nona e última etapa do Circuito Brasileiro, com as partidas do qualifying.
“João Pessoa é uma cidade que respira vôlei de praia, e isso me influenciou muito para me tornar um atleta da modalidade. Na minha família todos, em algum momento, já praticaram o vôlei de praia. Então jogar aqui é sempre uma experiência intensa. Terminar a temporada aqui será muito especial, tivemos um ano extenso e intenso. Poder fazer esse fechamento aqui com dois grandes eventos é um grande presente. Teremos a presença de familiares, amigos, todos os integrantes da nossa comissão técnica, então será tudo especial. Queremos fechar o ano com mais títulos, ainda mais depois da nossa conquista nos Jogos Pan-Americanos”, contou o paraibano George, que já venceu duas vezes a etapa na capital paraibana, a primeira em 2017, e as duas últimas em 2020 e 2022 ao lado de André.
“É uma felicidade enorme poder encerrar a temporada em casa, com uma etapa do Circuito Brasileiro e outra do Mundial logo na sequência. Tivemos um ano muito puxado, mas estamos trabalhando para disputarmos essas duas últimas etapas. Já vencemos três vezes juntos aqui em João Pessoa, sabemos da pressão da torcida que cria expectativas sobre os atletas da casa, mas vamos usar essa energia a nosso favor. Além do brasileiro, teremos uma grande oportunidade para disputar a etapa do Circuito Mundial, uma ótima chance de somarmos pontos importantes na corrida olímpica. Teremos essa oportunidade de aproveitar o fator casa. E ainda estamos no embalo da conquista do ouro nos Jogos Pan-Americanos. As próximas semanas nos reservam muitas emoções”, disse André, que nesta temporada do Circuito Brasileiro venceu quatro das oito etapas já realizadas (Fortaleza, Salvador, Saquarema e Itapema).
As etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2023 acontecem ao longo de cinco dias de competição. A disputa se inicia com o qualifying do torneio Aberto, onde até 40 duplas de cada gênero disputam partidas eliminatórias de olho em oito vagas no torneio principal.
O Top 12 reúne as 11 melhores duplas do ranking nacional mais o vencedor do Aberto da etapa anterior. As duplas são divididas em três grupos. Os dois melhores de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançam para as quartas de final. A dupla campeã do Top 12 ganha 1.600 pontos no ranking nacional, e os campeões do Aberto, 1.120 pontos.
Além da etapa do Circuito Brasileiro, João Pessoa também receberá a terceira etapa do Circuito Sub-21, que encerra a disputa da categoria em 2023, e que acontece ente os dias 19 e 22 de novembro. Logo na sequência será a vez de nomes importantes do cenário internacional chegarem para a disputa do Elite do Circuito Mundial, na mesma arena na Praia de Tambaú, de 22 a 26 deste mês.
CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA 2023
Local: Largo de Tambaú – Praia de Tambaú – João Pessoa (PB)
NONA ETAPA
Programação:
15.11 (QUARTA-FEIRA) – Torneio Qualifying do Aberto – 8h às 18h
16.11 (QUINTA-FEIRA) – Fase de grupos do Aberto – 9h30 às 17h30
17.11 (SEXTA-FEIRA) – Oitavas e quartas de final do Aberto; Fase de Grupos Top 12 – 9h às 19h
18.11 (SÁBADO) – Semifinais e finais do Aberto; Oitavas e quartas de final do Top 12 – 8h às 14h; Semifinais do Top 12 – 16h30 às 20h
19.11 (DOMINGO) – Finais do Top 12 – 9h às 12h
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro