Campeã da etapa de Natal (RN) do Circuito Brasileiro sub-19 de vôlei de praia ao lado de Beatriz Cruz, Suzielen Piovezan começou no esporte longe das quadras. Antes de ir para o vôlei por influência da irmã, a catarinense de 16 anos competia no karatê, com direito a medalhas estaduais. Mas o vôlei de praia conquistou a menina e, depois de subirem em seu primeiro pódio em um torneio nacional, Suzi e Beatriz vão em busca de mais medalhas nesta semana. A terceira – e última – etapa da temporada 2022 do Circuito sub-19 começa nesta quarta (12.10) na Praia de Pajuçara, em Maceió (AL), com a disputa do qualifying.
“Antes de jogar vôlei eu lutei karatê, cheguei a ganhar algumas medalhas, alguns campeonatos estaduais, mas quando comecei no vôlei ficou muito difícil de conciliar os dois. O karatê me ensinou muito, aprendi muito sobre disciplina e levei muito também da parte física para o vôlei”, contou a ‘ex-karateca’ Suzielen.
“Até hoje acho que não caiu a ficha de ter sido campeã. É surreal nossa evolução e ter chegado aonde a gente chegou. Agora em Maceió vai dar tudo certo sim, e a gente vai em busca de uma medalha novamente”, afirmou Beatriz, de 18 anos.
A etapa de Maceió define o campeão da temporada do Circuito sub-19, um campeonato de seleções estaduais, com as duplas formadas por atletas da mesma federação e somando pontos para o estado. Se mais de uma dupla do estado disputa a etapa, aquela que fica mais bem colocada é a que pontua para o ranking geral da competição. No feminino, Rio Grande do Sul e Paraíba dividem a liderança, com 360 pontos, seguido por Santa Catarina, com 340, e Rio de Janeiro, com 320. Na disputa masculina, o Ceará lidera com 380 pontos, Rio de Janeiro soma 360, e Rio Grande do Norte tem 300.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro