DEPOIMENTO EM VÍDEO DOS CAMPEÕES DO TOP 8 E DA TEMPORADA
Até o início do ano, Hegê nunca tinha sido campeã de um torneio adulto. Aos 38 anos, Taiana já tinha em seu currículo um título do Circuito Mundial (2013) e um vice do Campeonato Mundial (2015), mas ainda faltava uma taça. Não falta mais. Neste domingo (20.11), em confronto direto pelo título da 15ª etapa e da temporada do Circuito Brasileiro, elas venceram Tainá/Vic por 2 sets a 1 (19/21, 21/18 e 15/10) e se tornaram as campeãs brasileiras de 2022 na Praia de Icaraí, em Niterói (RJ). Os agora tricampeões nacionais George e André conquistaram o ouro no torneio masculino.
“Já conquistei o Circuito Mundial, fui vice da Copa do Mundo, mas é a primeira vez que conquisto o título brasileiro. Depois de tantos anos disputando o Circuito, esse título tem um gostinho muito especial. Chegamos na etapa para tentar o título, mas sabíamos que outras duplas muito boas estavam na briga. Focamos em buscar nosso primeiro título do Top 8 e acabamos conseguindo as duas coisas. Foi realmente emocionante. Fizemos uma temporada muito regular e isso nos trouxe até aqui. Ainda estou absorvendo tudo o que aconteceu, mas queria dar parabéns para toda a nossa equipe”, afirmou Taiana.
GALERIA DE FOTOS DESTE DOMINGO
Além da alegria pelos títulos da etapa e da temporada, Taiana e Hegê tiveram mais um motivo para se emocionar após o jogo. Elas receberam uma homenagem da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), com depoimentos de familiares exibidos no telão da arena, com palavras de Claudia e Edson, pais de Taiana; e Heliege Terezinha, mãe e avó de Hegê, Rebeca, sua prima, e Danilo, seu amigo.
“Essa etapa foi o momento mais emocionante da temporada, junto com a de Fortaleza, onde nossos familiares puderam nos acompanhar. Jogar perto deles é muito especial. Por isso, o vídeo da homenagem no fim do jogo de hoje foi sensacional. Foi muito bom ver meu pai, minha mãe e a família da Hegê no telão. Vai ficar marcado para a gente”, contou Taiana.
A sequência de conquistas da dupla nesta temporada do Circuito Brasileiro começou com a medalha de ouro no Aberto de Itapema (SC), primeiro título de Hegê na categoria adulta. Elas ainda ganharam uma prata (Fortaleza-CE) e quatro bronzes do Top 8 (Brasília-DF, Vila Velha-ES, Campo Grande-MS e João Pessoa-PB), além do ouro em Niterói.
“Ainda não caiu a ficha. Essa conquista é muito importante para mim. Foram muitos anos até chegar aqui. Dentro da quadra somos nós duas, mas fora dela tem muita gente que constrói esse trabalho. Essa temporada foi de muita entrega, com vários momentos desafiadores. Foi a primeira vez que rodei o Circuito Mundial, jogamos a Copa do Mundo. Foi tudo muito novo pra mim. E por isso a sensação de ser campeã brasileira e de conquistar nosso primeiro ouro nesta competição é sensacional”, disse Hegê.
George e André coroaram o título da temporada masculina com mais uma medalha de ouro, vencendo Vitor Felipe/Renato por 2 sets a 0 (26/24 e 21/13). Evandro e Vinícius Freitas conquistaram o bronze com uma vitória sobre Álvaro Filho/Saymon (21/11 e 21/11), e Aline e Thainara ficaram com o terceiro lugar feminino depois que Duda não pôde jogar por questões médicas.
“Na semana passada, ganhamos o ouro em uma etapa Elite do Circuito Mundial, passando por Mol e Sorum, campeões mundiais e olímpicos. Isso nos deu muita confiança. Em todas as competições a gente quer chegar e ganhar. Quando batemos na trave, ficamos chateados. Terminar a temporada com dois ouros nos deixa muito confiantes para o próximo ano, que será de corrida pela vaga para os Jogos Olímpicos”, destacou André. “O jogo contra Vítor e Renato sempre será muito disputado. Treinamos juntos e a vitória é sempre no detalhe, na estratégia. Em Natal, fizemos a final e eles ganharam. Hoje fomos nós”, completou George.
MELHORES DO ANO
Mais quatro premiações dos Melhores do Ano foram entregues por Radamés Lattari, vice-presidente da CBV, neste domingo. Duda e Renato foram escolhidos os Melhores Jogadores do ano pelo voto dos próprios atletas e técnicos que participam da competição, e Andressa e Mateus Dultra foram eleitos os Craques da Galera, prêmio decidido por voto popular no site da CBV.
Mateus também ganhou o prêmio de Revelação de 2022, troféu que foi para Thainara no feminino. Os Melhores Técnicos foram Lucas Palermo, no torneio feminino, e Ernesto Vogado, no masculino.
”A CBV está muito feliz com mais esta temporada do vôlei de praia que se encerra hoje. Todos os objetivos foram alcançados. Tivemos um processo de renovação, com o surgimento de várias duplas novas. E foi uma competição muito equilibrada, com os dois títulos, masculino e feminino, decididos na etapa final. No feminino, tivemos que esperar o último jogo da última etapa para definir a dupla campeã. No próximo ano, a CBV terá mais inovações, novidades e aperfeiçoará ainda mais o sistema de competição, para que o nosso vôlei de praia continue evoluindo dentro e fora da quadra. Queremos evoluir sempre, para que nossos atletas cheguem aos Jogos de Paris-2024 em condições de representar bem o voleibol brasileiro”, afirmou Radamés Lattari, vice-presidente da CBV.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro