pATROCINADOR OFICIAL

Cabo Frio (RJ) recebe última etapa e define campeões da temporada

para valer

22 de julho de 2015

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 22.07.2015

As belas praias de Cabo Frio (RJ) serão o cenário para o encerramento da temporada 2015 do Circuito Banco do Brasil Challenger. De quinta-feira (23.07) a sábado (25.07), na Praia do Forte, na Avenida do Contorno, ocorre a última etapa do torneio que reúne grandes craques do vôlei de praia brasileiro. A parada na cidade da Região dos Lagos definirá os campeões do ranking geral e a disputa segue aberta nos dois naipes.

O Circuito Challenger é composto por quatro etapas. Antes de Cabo Frio (RJ), já havia sido realizado em Vitória (ES), Campo Grande (MS) e Chapecó (SC). O time vencedor de cada parada soma 400 pontos no ranking, além de receber uma premiação de R$ 14 mil. Somando os dois naipes, o torneio distribui cerca de R$ 130 mil aos atletas. Ao final dos quatro paradas, a dupla que soma mais pontos é campeão da temporada.

Atualmente a liderança do torneio masculino é de Fábio Guerra e Daniel Souza (RJ), com 1000 pontos. Anderson Melo e Averaldo (RJ/TO) aparecem em segundo, com 880 pontos, e Léo Gomes/Bernat (RJ) em terceiro, com 840. Para serem campeões sem depender de nenhuma combinação, os atuais lideres precisam chegar ao menos na terceira colocação.

No feminino, a disputa pela primeira colocação da temporada está bem mais acirrada. Val e Josi (RJ/SC) somam 800 pontos, apenas 40 acima de Andréa Teixeira e Leize (SC), que estão na segunda colocação. Andrezza/Naiana (AM/CE) e Duda/Elize Maia (SE/ES) estão empatadas em terceiro lugar, com 680 pontos.

Já estão garantidos na fase de grupos do torneio masculino do Challenger as duplas Fábio Guerra/Daniel Souza (RJ), Anderson Melo/Averaldo (RJ/TO), Léo Gomes e Bernat (RJ), Oscar/Thiago (RJ/SC), Léo Vieira/Luciano (DF/ES), Benjamin/André (MS/ES), Richards/Ralph (MG/RJ) e Fábio/Bernardo Lima (CE). Outras 19 duplas buscam mais quatro vagas na fase de grupos pelo qualificatório.

No torneio feminino, já têm vaga na fase de grupos pela posição no ranking os seguintes times: Val/Josi (RJ/SC), Duda/Elize Maia (SE/ES), Rachel/Ângela (RJ/DF), Izabel/Camila (PA/RJ), Andréa Teixeira/Leize (SC), Andrezza/Naiana (AM/CE), Fabíola/Luciana (DF/CE) e Carolina/Thaís (RJ). Além delas, outras 19 equipes tentam as últimas quatro vagas pelo qualificatório.

Na primeira etapa, em Chapecó (SC), títulos para Luciano/Léo Vieira (ES) e Val/Josi (RJ/SC). Elas repetiriam a conquista na etapa seguinte, em Campo Grande (MS), quando Fábio Guerra/Daniel Souza (RJ) levou o ouro no torneio masculino. Em Vitória (ES), Oscar/Thiago e Elize Maia/Duda (ES/SE) subiram ao lugar mais alto do pódio.

Sistema de disputa
O sistema de disputa da competição funciona da seguinte forma. Oito duplas entram direto na fase de grupos pela classificação no ranking de entradas, enquanto outros quatro times garantem presença através da disputa do qualificatório, no primeiro dia do torneio. Os 12 times finais são divididos em três grupos de quatro e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições (sexta-feira).

Avançam os primeiros e segundos de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. Ainda no segundo dia ocorre a disputa das quartas de final. O terceiro e último dia (sábado) tem a disputa das semifinais, bronze e finais dos dois gêneros.

SERVIÇO – CHALLENGER CABO FRIO (RJ)
Data: Quinta-feira (23.07) a sábado (25.07)
Horário: A partir das 8h
Local: Praia do Forte, Avenida do Contorno
Entrada gratuita