A seleção brasileira feminina conseguiu, na madrugada deste sábado (09.09), a segunda vitória na Copa dos Campeões. A equipe do treinador José Roberto Guimarães venceu a Coréia do Sul por 3 sets a 0 (25/15, 25/10 e 25/23), em 1h17 de jogo, no Nippoin Gaishi Hall, em Nagoya, no Japão. O time verde e amarelo tem duas vitórias (Rússia e Coréia do Sul) e dois resultados negativos na competição (China e Japão).
O Brasil disputará a última partida na Copa dos Campeões às 2h40 (horário de Brasília) deste domingo (10.09), contra os Estados Unidos. O YouTube da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) transmitirá ao vivo.
Na classificação geral, o Brasil aparece na terceira colocação, com oito pontos. Os Estados Unidos estão em segundo lugar, com sete, mas com uma vitória a mais do que as brasileiras. A China, já campeã dessa edição, aparece em primeiro lugar, com 11 pontos.
No duelo contra a Coréia do Sul, a oposta Tandara foi a maior pontuadora, com 19 acertos (13 de ataque, três de bloqueio e três de saque). A ponteira Rosamaria colaborou, com 15 acertos, e a central Carol também pontuou bem, com 10 pontos. Pelo lado da Coréia do Sul, a atacante Lee foi quem mais marcou, com 16 acertos. No confronto, destaque para o bloqueio brasileiro, com 14 pontos do fundamento contra dois das coreanas.
A central Carol fez uma análise da partida e elogiou a postura do grupo verde e amarelo.
“Foi importante ganharmos essa partida. Queremos sair da Copa dos Campeões com o melhor resultado possível. É muito bom estarmos disputando uma competição com um nível tão alto. Cada dia enfrentamos uma escola diferente e temos que nos adaptar em um curto período de tempo. Conseguimos essa vitória e agora vamos pensar nos Estados Unidos”, disse Carol, que também analisou o adversário desse domingo.
“Fizemos dois amistosos contra os Estados Unidos e sabemos que será um jogo difícil. Elas têm um time experiente e que joga com velocidade. Vamos com tudo para essa partida para terminamos bem nossa participação na Copa dos Campeões”, afirmou Carol.
O treinador José Roberto Guimarães aprovou a atuação das brasileiras e comentou sobre a partida.
“Tivemos um bom comportamento nesse jogo contra a Coréia do Sul. Nosso time se preparou bem para essa partida. O nosso saque e os contra-ataques funcionaram com eficiência. Gostei da nossa apresentação e vamos nos preparar para o duelo contra os Estados Unidos”, analisou José Roberto Guimarães.
Nesta temporada, a equipe do treinador José Roberto Guimarães venceu as três competições que disputou, o Montreux Volley Masters, o Grand Prix e o Sul-Americano, que garantiu o Brasil no Mundial de 2018, no Japão.
O JOGO
O Brasil fez os quatro primeiros pontos da partida. Quando as brasileiras abriram cinco pontos (7/2), o técnico da Coréia do Sul pediu tempo. Bem no saque, o time verde e amarelo aumentou a vantagem para oito pontos (12/4). O ataque das brasileiras era eficiente e o time do treinador José Roberto Guimarães foi para o segundo tempo técnico vencendo por 11 pontos (16/5). O Brasil dominou a parcial até o final e venceu o primeiro set por 25/15.
Com três pontos seguidos de bloqueio, o Brasil fez 5/1 no início do segundo set. O Brasil dominava a parcial e a diferença do marcador na segunda parcial era de seis pontos (8/2). Com um ace da central Carol, as brasileiras fizeram 11/2. O bloqueio das brasileiras era eficiente e a diferença no marcador chegou a 15 pontos (19/4). O Brasil seguiu melhor em toda a parcial e venceu o segundo set por 25/10.
A Coréia do Sul voltou melhor para o terceiro set e fez 4/2. As coreanas tinham dois de vantagem no primeiro tempo técnico (8/6). Quando o time asiático abriu quatro pontos (12/8), o treinador José Roberto Guimarães pediu tempo. Mesmo com a paralisação, a Coréia do Sul seguiu melhor e fez 15/12. Com um ponto de saque, a Coréia do Sul abriu cinco pontos (18/13) e o treinador José Roberto Guimarães voltou a parar o jogo. O Brasil conseguiu uma grande reação no final da parcial e venceu o set por 25/23 e o jogo por 3 sets a 0.
EQUIPES:
Brasil – Roberta, Tandara, Natália, Gabi, Carol e Bia. Líbero – Gabi
Entraram – Naiane, Mara, Monique e Amanda
Técnico – José Roberto Guimarães
Coréia do Sul – Lee Jae-Eun, Lee Jaeyeong, Han Sooji, Kim Yur, Hwang Minkyoung e JEON Saeyan. Líberos – Yeongyeon e Na Hyun Jung
Entraram – Jeong Siyoung, LEE Goeun e CHOI Subin
Técnico – HONG Sungjin
Copa dos Campeões
Tóquio (Japão)
05.09 (terça-feira) – Brasil 3 x 1 Rússia (25/17, 23/25, 25/23 e 25/12)
06.09 (quarta-feira)– Brasil 2 x 3 China (20/25, 12/25, 25/20, 25/23 e 17/19)
Nagoya (Japão)
08.09 (sexta-feira) – Brasil 2 x 3 Japão (18/25, 27/25, 15/25, 25/16 e 6/15)
09.09 (sábado) – Brasil 3 x 0 Coréia do Sul (25/15, 25/10 e 25/23)
10.09 (domingo) – Brasil x Estados Unidos, às 2h40 (Horário de Brasília)
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro