Brasil vence a República Dominicana e vai à final do Desafio Internacional

Sub-19 Masculina

2 de agosto de 2019

Grupo comemora terceira vitória em Santa Rita do Sapucaí

(Renan Rodrigues/CBV)

Em Santa Rita do Sapucaí (MG) – 02.08.2019

A seleção brasileira masculina sub-19 conquistou nesta sexta-feira (02.08) a terceira vitória consecutiva no Desafio Internacional de Voleibol, em Santa Rita do Sapucaí (MG). A equipe brasileira comandada pelo técnico Fabiano Ribeiro venceu a República Dominicana por 3 sets a 0 (25/18, 25/16, 25/13) e garantiu vaga na final do torneio amistoso, disputado no ginásio do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações).

O Brasil volta à quadra neste sábado (03.08), contra a equipe do São José Vôlei (SP), às 20h (de Brasília), pela disputa do título do torneio. Os dois times foram os que mais somaram pontos na primeira fase do quadrangular, onde todos os times se enfrentaram. Enquanto a seleção brasileira chega invicta, com três vitórias à decisão, o time paulista foi derrotado uma vez na primeira fase, justamente para o Brasil.

Um dos destaques da partida foi o ponteiro Paulo Sil, que também pode atuar na posição de oposto, função que desempenhou em alguns momentos nesta sexta-feira. Ele comemorou a oportunidade de todos os atletas atuarem no duelo e reforçou a união do grupo na reta final de preparação.

“Tivemos aqui o que vamos ter no mundial, uma equipe forte, unida, onde todos podem contar com todos, quem entra sempre busca fazer seu melhor e ajudar. A disputa desse torneio está sendo excelente para adquirirmos mais experiência, viver situações de jogo. Especialmente eu, que estou mudando de posição. Acho que estou me adaptando bem, no caminho certo, assim como todo o grupo”, disse Paulo.

O assistente técnico Luiz Carlos Rodrigues da Silva, o Kadylac, comentou a oportunidade de observar alguns jovens que ainda não tinham atuado e de rodar o elenco, que visa a disputa do mundial da categoria no final deste mês, na Tunísia.

“Vamos ter esse tipo de confronto no mundial, essas escolas com maior força, algumas seleções caribenhas e europeias. O importante é que a equipe conseguiu seguir o padrão de jogo, mesmo com as mudanças de algumas peças. Precisamos observar alguns garotos, conseguimos dar uma rodagem para os meninos. Não deixamos a República Dominicana gostar do jogo, erramos pouco. Esse padrão de jogo é importante, quando relaxamos em um duelo, pode cair em uma armadilha. Isso pode mudar um set, uma posição na tabela e um cruzamento futuro no campeonato”, analisou Kadylac.

Também neste sábado, às 17h, as seleções sub-19 de Argentina e República Dominicana entram em quadra pela disputa do terceiro lugar. Os argentinos somam uma vitória e duas derrotas na primeira fase do Desafio Internacional de Voleibol, enquanto a equipe caribenha ainda não venceu em Santa Rita do Sapucaí (MG).

O Jogo
A equipe brasileira começou com uma formação um pouco diferente em relação aos dois primeiros jogos, com o técnico Magoo buscando observar algumas peças do elenco. O time manteve o domínio desde o início e não ficou atrás do placar em nenhum momento, fechando a primeira parcial com tranquilidade em ataque de Adriano: 25 a 18.

A segunda parcial também contou com domínio do Brasil do primeiro ao último ponto, sem ficar atrás no placar. Utilizando bons ataques de ponta com Adriano e pressionando no saque, o grupo verde e amarelo chegou ao triunfo no set rapidamente, anotando 25 a 16.

O torneio na cidade mineira será realizado no formato quadrangular, onde todos se enfrentam e as duas equipes que terminarem a primeira fase com mais pontos se enfrentam na final, enquanto os outros dois times disputam o bronze. A competição serve de preparação ao time brasileiro visando o mundial da categoria, que acontece de 21 a 30 de agosto, na Tunísia.

O terceiro set foi o mais tranquilo para o Brasil, dominante do início ao fim. A República Dominicana não conseguia apresentar forças para reagir. O time brasileiro fechou a parcial rapidamente, por 25 a 13, e o jogo por 3 sets a 0.

BRASIL SUB-19 – Gustavo Orlando, Paulo Sil, Léo Andrade, Guilherme Rech, Lucas Lima e Adriano Cavalcante. Líbero – Leonardo Kihara
Entraram – Rafael Foster, Maicon França, Pedro Tomasi, Matias Provensi, Leandro Oliveira e Otávio
Técnico: Fabiano Ribeiro

REPÚBLICA DOMINICANA SUB-19-Monteró, Feliz, Matos, Rosário, Rodriguez e Gerardo. Líbero – Floriana
Técnico: Rodriguez Martienez

DESAFIO INTERNACIONAL DE VOLEIBOL MASCULINO

31/07
14h – Argentina 3 x 0 República Dominicana – 25/18, 25/20, 25/18
16h – Brasil 3 x 1 São José Vôlei (SP) – 18/25, 25/22, 25/17, 25/22

01/08
18h – São José Vôlei (SP) 3 x 0 República Dominicana – 25/10, 25/15, 25/16
20h – Brasil 3 x 0 Argentina – 25/18, 25/23, 25/14

02/08
18h – São José Vôlei (SP) 3 x 0 Argentina – 25/20, 25/19, 25/19 
20h – Brasil 3 x 0 República Dominicana – 25/18, 25/16, 25/13

03/08
17h – Argentina x República Dominicana
20h – Brasil x São José Vôlei (SP)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro