Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 15.10.2019
A seleção brasileira feminina de vôlei de praia 4×4 avançou nesta terça-feira (15.10) à final dos Jogos Mundiais de Praia, disputados em Doha (Catar). O quarteto verde e amarelo superou a Austrália na semifinal da competição por 2 sets a 0 (21/10, 21/11), garantindo vaga na decisão. O Brasil chega à disputa do ouro invicto, com cinco vitórias e nenhum set perdido.
A decisão será contra a seleção dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (16.10), às 12h15 (de Brasília). Os dois times já se enfrentaram na fase de grupos, quando o Brasil levou a melhor por 2 sets a 0 (21/13, 21/12). Na vitória desta terça-feira sobre a Austrália, Carolina Horta e Fernanda Berti se destacaram no bloqueio. Fernanda comentou o triunfo e os pontos positivos que o grupo vem apresentando na competição.
"Estamos entrando em quadra com uma energia muito positiva, e muita concentração. São adversários que não conhecemos tanto, então estão todas focadas. O saque está funcionando muito bem, está facilitando muito nosso trabalho. Procuramos falar bastante durante o jogo, definimos também que eu bloqueio mais pela entrada de rede, enquanto a Carol faz isso pela saída. Essa organização está facilitando nosso trabalho defensivo. Estou adorando jogar este torneio, está muito divertido", destacou Berti.
A técnica Letícia Pessoa analisou a campanha brasileira em Doha e projetou o reencontro diante do time norte-americano.
“Estamos conseguindo jogar muito bem taticamente, o saque está sendo um ponto forte, entrando de uma forma como havíamos combinado. Com isso, conseguimos anular algumas jogadas dos adversários. Espero um jogo duro contra os Estados Unidos, apesar de termos vencido bem na fase de grupos, é um país com tradição. Vamos entrar com sinal de alerta, mas estamos com uma energia muito boa, querendo muito este título, vamos dar nosso máximo”, disse a comandante da equipe brasileira.
A equipe brasileira é formada por Bárbara Seixas (RJ), Carolina Horta (CE), Fernanda Berti (RJ), Juliana (CE), Rebecca (CE) e Tainá (SE), comandadas pela técnica Letícia Pessoa, com Reis Castro como chefe de equipe. A competição é a primeira sancionada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) no formato quarteto.
São permitidas até quatro substituições por set. Um atleta que iniciou o set e foi substituído, só pode retornar no lugar do mesmo atleta que o substituiu. As posições em quadra são livres, respeitando, porém, a ordem do rodízio no momento do saque.
A disputa 4×4 é uma variação do vôlei de praia tradicional, disputado em duplas. A área de quadra é a mesma, um retângulo medindo 16m x 8m, mas são quatro atletas em cada time, com dois na reserva. A altura da rede também é a mesma, sendo de 2,24m no feminino. O sistema de pontuação também é o mesmo da forma tradicional, melhor de três sets, sendo o último decidido no tie-break de 15 pontos.
O Time Brasil tem a maior delegação dentre os 97 países inscritos, com 77 atletas (42 homens e 35 mulheres), de nove modalidades. Os Jogos Mundiais de Praia são realizados pela Associação Nacional dos Comitês Olímpicos Nacionais.
JOGOS MUNDIAIS DE PRAIA – DOHA 2019
Grupo A
(12.10) – Brasil 2 x 0 Nigéria (21/7 e 21/10)
(13.10) – Brasil 2 x 0 República Tcheca (21/18 e 21/11)
(13.10) – Brasil 2 x 0 EUA (21/13 e 21/12)
Quartas de final
(14.10) – Brasil 2 x 0 Gâmbia (21/6 e 21/9)
Semifinais
(15.10) – Brasil 2 x 0 Austrália – (21/10, 21/11)
Final
(16.10) – Brasil x EUA – 12h15
* Horários de Brasília
VEJA O SITE OFICIAL COM OS RESULTADOS
https://results.awbgqatar.com/#/awbg2019/discipline/VBV/schedule
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro