Brasil vai à final no masculino e semi no feminino em Lima

classificatório continental

6 de abril de 2019

Matheus (fundo) celebra ponto com Lázaro na etapa de Lima

(Divulgação/Federação Peruana de Voleibol)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 06.04.2019

O Brasil está na disputa por medalhas na segunda etapa do Classificatório Sul-Americano ao Mundial Sub-21, que está sendo disputado em Lima (Peru). Neste sábado (06.04), a dupla Lázaro Lyan e Matheus (GO/SE) avançou para a final da competição, enquanto Thamela e Victoria (ES/RJ) se garantiram na semifinal do torneio, que termina neste domingo (07.04).

Lázaro Lyan e Matheus se classificaram na última sexta-feira em primeiro lugar no grupo, avançando direto à semifinal. E neste sábado, eliminaram os paraguaios Alê e Gutierrez por 2 sets a 0 (21/17, 21/12), se credenciando para a final, que acontece neste domingo, às 16h20 (de Brasília), contra os argentinos Zelayeta/Amieva. Os brasileiros estão invictos com três vitórias e nenhum set perdido, mesma campanha dos adversários da decisão.

No naipe feminino, Thamela e Victoria disputaram duas partidas neste sábado o último confronto pela fase de grupos. Elas superaram as argentinas Churin e Victoria por 2 sets a 0 (21/15, 21/6) e saíram em primeiro lugar da chave B, direto na semifinal. E as adversárias da próxima fase serão definidas apenas amanhã, após a disputa das quartas de final.

A competição continental tem três etapas e dará vaga ao Mundial para os cinco melhores países no ranking final, somando a pontuação obtida em todos os eventos. Na estreia, o Brasil já largou bem com um ouro de Victoria/Thamela (MS/ES), que rendeu 200 pontos, e a prata de Rafael/Renato (PB), que rendeu 180 pontos na classificação.

A última etapa será disputada em Assunção (Paraguai), nos dias 13 e 14 de abril. Já o Campeonato Mundial Sub-21 acontece de 18 a 23 de junho, na cidade de Udonthani, na Tailândia. O Brasil é o atual campeão tanto no naipe feminino, quanto no masculino.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro