Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 07.04.2019
O Brasil encerrou sua participação na segunda etapa do Circuito Mundial de vôlei na neve, disputado em Plan de Corones, na Itália, na quinta colocação. A equipe formada por Giba, Márcio Araújo, Gabriel Gouveia e Pedro Resende foi superada na manhã deste domingo (07.04) pelo time da Rússia por 2 sets a 0 (15/11, 15/9), em 30 minutos.
O título da etapa ficou com os EUA, que superou justamente os russos na decisão, por 2 sets a 1 (9/15, 15/13, 22/20). Na primeira etapa, na Áustria, no último final de semana, o time brasileiro ficou na quinta colocação, ao ser superado pela equipe austríaca, que conquistou posteriormente o ouro. A terceira etapa confirmada para o tour acontece em agosto, em Bariloche, Argentina.
São permitidas no máximo duas substituições por equipe em cada set. Um jogador que já tenha sido substituído pode voltar a jogar, não necessariamente substituindo o mesmo companheiro de equipe que assumiu sua posição. Só existe rodízio no saque, as posições são livres e determinadas pelos próprios atletas.
A dimensão de uma quadra de vôlei de neve é a mesma de uma quadra de vôlei de praia, um retângulo de 16 x 8 m. A altura da rede também é a mesma: 2,43m para os homens e 2,24 para as mulheres. Cada set é vencido pela equipe que marcar primeiro 15 pontos, com uma vantagem mínima de dois pontos, e cada partida é disputada no formato melhor de três. As equipes trocam de lado depois de cinco ralis jogados.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro