A seleção brasileira feminina de vôlei estreará na segunda semana da Liga das Nações, nesta terça-feira (22.05), às 11h (horário de Brasília), contra a Turquia, em Ancara. O SporTV 2 transmitirá ao vivo. Além das donas da casa, o time do treinador José Roberto Guimarães terá como adversários nesta etapa a Argentina e a República Dominicana. As partidas serão disputadas no Baskent Volleyball Hall.
Na primeira semana da competição, em Barueri (SP), o Brasil foi superado pela Alemanha na estreia, por 3 sets a 1, e assegurou duas vitórias – sobre Japão e Sérvia, ambos pelo mesmo placar. A equipe verde e amarelo aparece em sexto lugar na classificação geral, com seis pontos. Holanda está em primeiro lugar, com nove, seguida pela Turquia, com oito, os Estados Unidos, com sete, a Sérvia, com seis, e a China, também com seis.
O treinador José Roberto Guimarães falou sobre a expectativa para o duelo contra a Turquia depois das duas últimas vitórias em Barueri (SP).
“A Turquia jogou muito bem na primeira semana da Liga das Nações quando ganhou os três jogos. É um time que vem de três vitórias, portanto está com muita confiança. Além disso, elas vão jogar em casa com o apoio da torcida turca que é apaixonada por voleibol. É uma partida importante para darmos continuidade ao que fizemos nesses dois últimos jogos. A Turquia tem como jogadora de referência a Eda (central) que é a capitã da equipe. É uma equipe que está em evolução e será um jogo difícil”, explicou José Roberto Guimarães.
A levantadora e capitã da equipe brasileira, Roberta, chamou a atenção para o jogo rápido da Turquia.
“Estamos motivadas para a segunda semana da Liga das Nações. Teremos o primeiro jogo contra a equipe da casa, a Turquia, que está invicta. Sabemos que elas têm um jogo de velocidade. Vamos precisar ter uma boa relação entre o bloqueio e a defesa, o que pecamos um pouco na primeira etapa. Esperamos um crescimento nessa semana”, afirmou Roberta.
A competição
A Liga das Nações acontece pela primeira vez em 2018, substituindo o Grand Prix, onde o Brasil é o maior vencedor, com 12 títulos, e atual campeão. Agora, com novo nome e formato, a competição tem 16 equipes na disputa pelo título.
A cada semana são formados quatro grupos com quatro seleções cada, definidos em sorteio. Ao fim da fase classificatória, as cinco equipes mais bem classificadas avançarão à Fase Final, que contará ainda com a China, país sede. A Fase Final acontecerá de 27 de junho a 1º de julho.
1ª semana:
Barueri (SP)
15.05 – Brasil 1 x 3 Alemanha (25/15, 22/25, 18/25 e 20/25)
16.05 – Brasil 3 x 1 Japão (22/25, 25/18, 25/23 e 25/11)
17.05 – Brasil 3 x 1 Sérvia (23/25, 25/22, 25/14 e 25/21)
2ª semana:
Ancara (Turquia)
22.05 – Brasil x Turquia, às 11h (horário de Brasília) – SporTV 2
23.05 – Brasil x Argentina, às 8h (horário de Brasília) – SporTV 2
24.05 – Brasil x República Dominicana, às 8h (horário de Brasília) – SporTV 2
Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro