Brasil estreia com vitória sobre o São José Vôlei no Desafio Internacional

Sub-19 Masculina

31 de julho de 2019

Equipe superou o time paulista do São José Vôlei

(Renan Rodrigues/CBV)

Em Santa Rita do Sapucaí (MG) – 31.07.2019

A seleção brasileira sub-19 estreou com vitória no Desafio Internacional de Voleibol ao superar o time adulto do São José Vôlei (SP) por 3 sets a 1 (18/25, 25/22, 25/17, 25/22) nesta quarta-feira (31.07), em Santa Rita do Sapucaí (MG). O duelo aconteceu no ginásio do Inatel (Instituto Nacional de Tecnologia), que recebe o torneio amistoso até sábado (03.07).

O Brasil volta à quadra nesta quinta-feira (01.08), contra a seleção sub-19 da Argentina, às 20h (de Brasília). Os rivais sul-americanos também venceram na estreia, no confronto anterior do dia, que abriu o Desafio Internacional de Voleibol. O time argentino venceu a seleção sub-19 da República Dominicana por 3 sets a 0 (25/18, 25/20, 25/18).

O oposto Darlan foi o maior pontuador do duelo, com 22 acertos no confronto. Ele comemorou a boa atuação na estreia brasileira.

“Estamos treinando muito bem, tivemos uma preparação forte em Saquarema (RJ), muito focados para realizarmos o melhor. Fico feliz em poder ajudar, o principal é que o grupo jogue bem, que o coletivo consiga ir bem nessa reta final antes do Mundial”, disse.

O técnico Fabiano Ribeiro, o ‘Magoo’, analisou o triunfo contra a equipe paulista. Ele destacou a importância do torneio para que o time brasileiro adquira experiência visando o Mundial.

“A equipe do São José Vôlei está começando a preparação visando os torneios, devem estar no primeiro amistoso. Eles possuem mais experiência, mais pegada, mas ainda não estão no auge da forma. Mas é uma oportunidade para nós, temos que aproveitar e aprenda a jogar sob pressão. Eles vieram fortes no primeiro set, depois o desgaste pesou, é natural. E nós também melhoramos, colocamos a cabeça no lugar, soubemos reduzir os erros, ter tranquilidade nas nossas ações. Sair com a vitória é bacana, não é o principal. Nosso foco é a preparação, a experiência, visando o Mundial”, declarou Magoo, que também analisou a Argentina.

“Será um jogo difícil, um time de muita qualidade, que passou por mudanças na comissão técnica e em algumas posições em relação ao time que enfrentamos em 2018. É uma rivalidade saudável, importante, com muito respeito e educação dos dois lados. É um elemento importante do esporte. Vamos jogar com total atenção, uma escola tradicional do voleibol mundial. Vamos buscar entrar com a mesma concentração”, completou.

No outro confronto da rodada desta quinta-feira, às 18h, a seleção sub-19 da República Dominicana enfrenta a equipe do São José Vôlei (SP) no ginásio do Inatel, ambos buscando primeira vitória no torneio amistoso.

O Jogo
A equipe do São José Vôlei começou pressionando a linha de passe brasileira com bons saques, abrindo vantagem de três pontos. Aos poucos, os jovens do Brasil foram se soltando, ajustaram o bloqueio em quadra e reduziram a desvantagem. O time paulista, mais experiente, voltou a pressionar no saque e conseguiu fechar por 25 a 18.

A segunda parcial foi mais equilibrada, com a equipe sub-19 do Brasil realizando bons bloqueios com Darlan e Otávio, abrindo 18 a 15 de vantagem. Mantendo bom volume defensivo e com Darlan e Nathan Krupp mantendo regularidade na virada de bola, a equipe brasileira empatou a partida ao vencer a segunda parcial por 25 a 22.

Mantendo o bom momento no jogo, a seleção brasileira sub-19 chegou a abrir 8 a 3 no terceiro set, com regularidade no saque e virada de bola. Darlan, inspirado, criava dificuldades para a defesa do time paulista. Dominando, a equipe comandada pelo técnico Magoo fechou com tranquilidade a parcial e assumiu a liderança do jogo: 25 a 17.

O Brasil se encontrou no duelo e passou a manter sempre a frente do placar, inclusive no quarto set, quando durante a maior parte do tempo teve ao menos quatro pontos de vantagem. O time de São José sentiu o bom momento do grupo brasileiro e não conseguiu reagir. Vitória por 25 a 22 no quarto set e final de partida em Santa Rita do Sapucaí.

O torneio na cidade mineira será realizado no formato quadrangular, onde todos se enfrentam e as duas equipes que terminarem a primeira fase com mais pontos se enfrentam na final, enquanto os outros dois times disputam o bronze. A competição serve de preparação ao time brasileiro visando o mundial da categoria, que acontece de 21 a 30 de agosto, na Tunísia.

SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-19 – Gustavo Orlando, Darlan, Léo Andrade, Otávio, Paulo Sil e Nathan Krupp. Líbero – Pedro Tomasi
Entraram – Adriano Cavalcante, Lucas Lima, Rafael Foster, Guilherme Rech
Técnico: Fabiano Ribeiro

SÃO JOSÉ VÔLEI – Cesinha, Gregore, Renan, Bruno, Rodrigo, Thiago. Líbero -Matheus
Técnico: William Santa Maria

DESAFIO INTERNACIONAL DE VOLEIBOL MASCULINO

31/07
14h – Argentina 3 x 0 República Dominicana – 25/18, 25/20, 25/18
16h – Brasil 3 x 1 São José Vôlei (SP) – 18/25, 25/22, 25/17, 25/22

01/08
18h – São José Vôlei (SP) x República Dominicana
20h – Brasil x Argentina

02/08
18h – São José Vôlei (SP) x Argentina
20h – Brasil x República Dominicana

03/08
18h – Disputa de 3° e 4°
20h – Disputa de 1°e 2°

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro