A seleção brasileira feminina de vôlei lutou, mas começou com resultado negativo o primeiro dos dois amistosos contra os Estados Unidos pela USAVcup. A equipe do treinador José Roberto Guimarães foi superada, neste domingo (27.08), pelos Estados Unidos por 3 sets a 0 (25/21, 25/14 e 29/27), em 1h17 de jogo, em Anaheim, na Califórnia. Brasil e Estados Unidos ainda jogaram mais um set e a vitória foi das brasileiras por 25/22.
Os jogos nos Estados Unidos serão preparatórios para a disputa da Copa dos Campeões, que será realizada entre os dias cinco e 10 de setembro, nas cidades de Tóquio e Nagoya, no Japão. A competição reunirá Brasil, Estados Unidos, Rússia, Japão, China e Coréia do Sul. O time verde e amarelo é o atual campeão e estreará no dia cinco de setembro contra a Rússia.
Brasil e Estados Unidos voltarão à quadra para o segundo amistoso entre as equipes na próxima terça-feira (29.08), às 23h30 (horário de Brasília), também em Anaheim, na Califórnia.
A oposta Tandara foi a maior pontuadora entre as brasileiras, com 14 acertos. A ponteira Natália também pontuou bem, com 11 pontos. Pelo lado dos Estados Unidos, a oposta Drews foi a maior pontuadora, com 18 acertos.
A ponteira Gabi, que disputou sua primeira partida desde a final da Superliga, falou da importância do duelo para o time verde e amarelo.
“Essa partida foi importante por termos enfrentado uma das melhores equipes do mundo que tem um jogo rápido e com muito volume de jogo. Aprendemos que precisamos ter um número menor de erros, além de sermos mais consistentes. Foi bom ter voltado a jogar depois de alguns meses e foi uma boa preparação para a Copa dos Campeões. Agora vamos buscar fazer um jogo melhor na terça-feira”, disse Gabi.
Nesta temporada, a equipe do treinador José Roberto Guimarães venceu as três competições que disputou, o Montreux Volley Masters, o Grand Prix e o Sul-Americano, que garantiu o Brasil no Mundial de 2018, no Japão.
O JOGO
Os Estados Unidos fizeram os dois primeiros pontos do jogo. O Brasil equilibrou a parcial e deixou tudo igual (4/4). As donas da casa foram para o primeiro tempo técnico vencendo por 8/5. Numa boa largada da ponteira Natália, o time verde e amarelo diminuiu a vantagem para 10/8. Depois de um longo rally, o Brasil deixou tudo igual no marcador (12/12). Se aproveitando dos erros das donas da casa, o time do treinador José Roberto Guimarães virou o marcador (14/13). O final da parcial foi disputado ponto a ponto. Bem no bloqueio, as norte-americanas foram melhores no final da parcial e venceram o primeiro set por 25/21.
Os Estados Unidos seguiram melhores no início do segundo set e fizeram 6/2. As donas da casa tinham quatro de vantagem no primeiro tempo técnico (8/4). Bem no bloqueio, o time verde e amarelo encostou (8/6). Jogando com muito volume de jogo, as norte-americanas abriram quatro pontos (11/7). A oposta Tandara cresceu de produção e o Brasil encostou (13/11). As ponteiras norte-americanas voltaram a se destacar e a diferença no placar para as donas da casa subiu para quatro pontos (16/12). Os Estados Unidos dominaram a parcial até o final e venceram o segundo set por 25/14.
O terceiro set começou equilibrado. Bem no saque, os Estados Unidos abriram dois pontos (5/3). As donas da casa foram para primeiro tempo técnico com três de vantagem (8/5). Bem no bloqueio, as brasileiras empataram a parcial (9/9). A parcial ficou disputada ponto a ponto. Com velocidade, as norte-americanas abriram dois pontos (15/13). Os Estados Unidos seguraram uma grande reação das brasileiras e venceram o set por 29/27 e o jogo por 3 sets a 0.
EQUIPES:
BRASIL – Roberta, Tandara, Gabi, Natália, Bia e Carol. Líbero – Suelen
Entraram – Naiane, Monique, Amanda e Rosamaria
Técnico – José Roberto Guimarães
ESTADOS UNIDOS – Lloyd, Drews, Larson, Hill, Akirandewo e Adams. Líbero – Courtney
Entraram – Dixon e Bartsch
Técnico – Karch Kiraly
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro