Brasil começa com quatro vitórias em cinco jogos no feminino nos EUA

Huntington Beach

3 de maio de 2018

Maria Elisa prepara jogada para Carol Solberg

(Divulgação/FIVB)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 03.05.2018

O Brasil largou com quatro vitórias em cinco jogos no torneio feminino da etapa quatro estrelas de Huntington Beach, nos EUA. Dos quatro times envolvidos na disputa, Fernanda/Bárbara (RJ), Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) e Taiana/Carol Horta (CE) começaram vencendo nesta quinta-feira (03.05) e já tem adversárias definidas na próxima fase do torneio (Round 3), válido pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2018.

Apenas Ágatha/Duda (PR/SE) tropeçou na estreia, mas elas se recuperaram, venceram horas mais tarde e seguem na disputa, na repescagem.

O torneio continua nesta sexta-feira, com as partidas da repescagem, Round 3 e oitavas de final. A etapa norte-americana é realizada em parceria com a AVP, principal liga norte-americana da modalidade. O sistema é de dupla eliminatória, onde as duplas que ganham, avançam, enquanto quem perder uma vez vai à chave dos perdedores (repescagem), disputa mais jogos e não pode perder novamente.

As campeãs brasileiras Maria Elisa e Carol Solberg largaram bem e foram para a chave das vencedoras ao superarem na estreia as espanholas Angela Lobato e Amaranta Navarro por 2 sets a 1 (19/21, 21/19, 15/10), em 53 minutos. Maria Elisa, eleita no último final de semana o melhor saque da temporada 17/18 do tour nacional, comentou a estreia e as adversárias no Round 3, que serão as suíças Joana Heidrich e Verge-Depre.

“Jogamos com um vento bastante complicado, dificultou bastante. Quem erra menos acaba levando a melhor e uma vantagem de pontos grande não diz muita coisa, o placar fica mais imprevisível. O vento faz a diferença. Mas é um torneio extremamente prazeroso, com formato diferente, em que cada vitória é importante. Vamos dar nosso máximo, buscar rápida adptação, tentar fazer com que nosso voleibol flua com vento ou sem vento, com sol ou sem sol. Teremos uma dupla alta e forte pela frente, mas estamos preparadas”, disse.

Quem também chegou embalada em Huntington Beach foi a parceria campeã do SuperPraia no último sábado, em Brasília (DF). Taiana e Carolina Horta superaram na estreia as espanholas Elsa Baquerizo e Liliana Fernandez por 2 sets a 0 (21/12, 21/19), em 34 minutos. Na próxima fase elas encaram as norte-americanas Alix Klineman e April Ross valendo uma vaga nas oitavas de final da competição norte-americana. Taiana comentou a vitória.

“O saque fez muita diferença, tivemos uma regularidade boa mesmo com muito vento. Jogamos em uma quadra bem próxima ao mar, complicando bastante o levantamento e o controle da bola. Acabamos vencendo bem, o que faz com que economizemos alguns jogos por estarmos na chave dos vencedores. Como estamos em uma sequência de viagens, é importante poder descansar e estudar. Teremos um duelo difícil contra as norte-americanas, mas vamos estudar bastante para buscarmos essa vitória”, destacou.

Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ) também largaram bem e seguiram na chave das vencedoras. Elas superaram as norte-americanas Brittany Howard e Kelly Reeves por 2 sets a 1 (21/18, 15/21, 15/12), em 52 minutos.  Na próxima fase, elas jogam contra as alemãs Victoria Bieneck e Isabel Schneider, buscando vaga nas oitavas de final do torneio.

Já Ágatha e Duda começaram com revés, mas se reergueram. Elas tropeçaram na estreia, ao serem superadas pelas norte-americanas Kelley Larsen e Emily Stockman por 2 sets a 1 (16/21, 21/19, 22/20), em 53 minutos. A derrota passou a dupla para a repescagem, onde elas venceram Lara Dykstra e Sheila Shaw, também dos EUA, por 2 sets a 1 (21/18, 19/21, 15/11), em 44 minutos. Na próxima fase, a dupla encara as japonesas Ishii e Murakami.

Nesta etapa não há limites de duplas estrangeiras e o evento é realizado em parceria com a AVP, principal liga norte-americana de vôlei de praia. Os times campeões na etapa californiana recebem 800 pontos no ranking geral e cerca de R$ 68 mil em prêmios. Ao todo são 150 mil dólares em premiação às duplas participantes.

Até agora o Brasil soma quatro medalhas no Circuito Mundial 2018, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze (veja a lista completa abaixo). Após as etapas dos EUA e da Turquia, o próximo evento do tour com times do país será na Suíça, em torneio três estrelas na cidade de Lucerna, de 9 a 13 de maio.

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA
http://worldtour.2018.fivb.com/en/whun2018/women/photos

VEJA OS RESULTADOS DO DIA
http://worldtour.2018.fivb.com/en/whun2018/women/results/maindraw

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro