Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 02.03.2017
Após uma boa estreia, o Brasil parte para o segundo desafio do Circuito Sul-Americano 2017 neste final de semana, com a realização da etapa do Peru. Os jogos acontecem de sexta-feira (03.03) a domingo (05.03), na cidade de Ancón, na Praia Hermosa. O país será representado por quatro duplas, duas em cada naipe: Oscar/Hevaldo (RJ/CE), Matheus Maia/Jonas (RJ), Lili/Josi (ES/SC) e Andressa/Paula Hoffmann (PB/RJ).
Na primeira parada do tour continental, no Chile, o país conquistou dois ouros, uma prata e um bronze (veja abaixo a relação completa), e visa manter o bom momento e a liderança do ranking geral. O Brasil soma 200 pontos, tanto no naipe masculino, quanto no feminino. Embalado pelo bronze na etapa de Maceió (AL) do Circuito Brasileiro, Hevaldo comentou a oportunidade de representar o Brasil no torneio.
"Disputar uma competição defendendo as cores do país é sempre uma enorme honra. Oscar e eu estamos trabalhando duro, ficamos felizes não apenas pelo pódio em Maceió, mas por termos notado uma evolução em nosso jogo, por termos tido uma boa apresentação. Temos objetivos importantes e vamos buscar uma boa colocação para o Brasil", disse o cearense.
Os critérios usados pela CBV na convocação são a posição do ranking de entradas do Circuito Brasileiro (a dupla inscrita com melhor colocação) e uma dupla Sub-23 escolhida por critérios técnicos pela entidade, visando dar oportunidade e experiência para jovens atletas. Na etapa peruana, Maia/Jonas e Andressa/Paula Hoffmann são os representantes Sub-23.
A competição começa na sexta-feira, com a fase de grupos, onde os times são divididos em quatro grupos de quatro duplas, com 16 partidas disputadas em cada naipe. No sábado ocorre a última partida da fase de grupos de cada time, além da disputa das quartas de final. As semifinais e finais dos dois naipes serão disputadas no domingo.
A lista de atletas mescla a experiência de atletas como a medalhista Pan-Americana e Mundial Lili, com jovens que disputaram Mundiais de base. Andressa é campeã mundial Sub-19 da categoria, tendo vencido em 2014, ao lado de Duda. Cada parceria brasileira pode disputar até duas etapas do Circuito Sul-Americano, proporcionando experiência internacional e pontos para o ranking do Circuito Mundial.
O ranking do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada etapa. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, e reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte.
A temporada 2017 será composta por seis paradas regulares e uma etapa final, que vale mais pontos. O ranking final do Circuito 2017 se somará ao da temporada passada para classificar quatro países em cada naipe ao Campeonato Mundial, na Áustria.
1ª Etapa -Coquimbo (CHI)
Ana Patrícia/Rebecca – ouro
Jô/Vitor Felipe – ouro
Tainá/Victoria – prata
Arthur Lanci/George – bronze
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro