Brasil avança com três duplas às oitavas de final no torneio masculino em Porec

foco total

30 de junho de 2017

Alison tenta bloqueio sobre atleta austríaco

(Divulgação/FIVB)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 30.06.2017

O Brasil avançou com três equipes no naipe masculino às oitavas de final do Major Series de Porec, etapa cinco estrelas da Croácia do Circuito Mundial 2017. Nesta sexta-feira (30.06), Evandro/André Stein (RJ/ES) e Pedro Solberg/Guto (RJ) superaram adversários pela fase de grupos, e avançaram em primeiro nos grupos. Já Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) jogaram uma rodada a mais, a repescagem, mas também passaram de fase.

Nas oitavas, Evandro e André Stein encaram os poloneses Rudol e Szalankiewicz, no primeiro encontro entre os dois times. Já Pedro e Guto jogam contra os norte-americanos Dalhausser e Lucena, também em confronto inédito. Para completar, Alison e Bruno Schmidt encaram os espanhóis Herrera e Gavira, contra quem somam três vitórias em três jogos.

Os jogos ocorrem a partir das 4h30 (de Brasília), e seguem ao longo do dia. As quartas de final também serão disputadas neste sábado (01.07). Já as semifinais e disputas de ouro e bronze serão realizadas no domingo (02.07). As partidas contam com transmissão do site oficial do evento – www.swatchmajorseries.com.

Evandro e André Stein foram os primeiros a garantir vaga nas oitavas de final. Eles superaram os poloneses Michal Bryl e Grzegorz Fijalek por 2 sets a 1 (21/18, 19/21, 15/9) na última rodada do grupo D, empataram em pontos com os adversários, mas conseguiram terminar em primeiro no critério de desempate. Com isso, escaparam da repescagem.

Pedro Solberg e Guto também completaram a fase de grupos com vitória, sendo o único time brasileiro com 100% de aproveitamento nas chaves. Eles venceram os croatas Ivan Djordjevic e Filip Silic por 2 sets a 0 (21/17, 21/18) na chave H e foram direto às oitavas de final.

Alison e Bruno Schmidt tiveram percurso mais longo. Foram superados na fase de grupos pelos italianos Nicolai e Lupo, por 2 sets a 0 (21/14, 21/18), e avançaram em segundo no grupo E. Na repescagem, porém, superaram os austríacos Robin Seidl e Tobias Winter por 2 sets a 0 (21/10, 21/14), conquistando a classificação às oitavas.

Já Álvaro Filho e Saymon deram adeus ao torneio na repescagem. Eles foram superados pelos poloneses Rudol e Szalankiewicz por 2 sets a 0 (22/20, 21/19) e acabaram em 17º. Antes, pelo grupo A, haviam sido superados pelos norte-americanos Brunner e Patterson.

O Brasil é o maior vencedor em torneios do Circuito Mundial disputados na Croácia, com quatro ouros em seis eventos disputados. No ano passado, Alison e Bruno Schmidt foram ao lugar mais alto do pódio. Ao todo a parada distribui 600 mil dólares em premiações.

A nova organização das competições do Circuito Mundial pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) classifica as etapas em categorias de uma a cinco estrelas. O Major Series de Porec é o segundo de três da categoria cinco estrelas que serão realizados nesta temporada, valendo 1200 pontos para a dupla campeã.

VEJA OS RESULTADOS DO DIA NO MASCULINO
http://worldtour.2017.fivb.com/en/mpor2017/men/results/maindraw

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA
http://worldtour.2017.fivb.com/en/mpor2017/men/photos

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro