Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 07.08.2015
O qualificatório da etapa do Rio de Janeiro (RJ) do Circuito Banco do Brasil Nacional, a primeira da temporada 2015/2016, definiu nesta sexta-feira (07.08) os últimos classificados à competição. Foram realizadas 40 partidas na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, com quatro times em cada naipe avançando à fase de grupos. Destaque para o bicampeão brasileiro Pedro Cunha, que retornou às areias no último mês e busca pontos importantes.
As partidas movimentaram o dia na Urca, com o belo visual da Baía de Guanabara ao fundo e entrada franca à torcida. A disputa pelas últimas quatro vagas no torneio masculino foi concorrida, contando com 28 times. Pedro Cunha e Allison Francioni (RJ/SC) tiveram que entrar em quadra duas vezes para conquistar a vaga. Na partida decisiva, triunfo por 2 sets a 0 (21/17, 21/15) sobre Brian/Marcos Cabral (SC/RJ), em 44 minutos.
‘Como o Pedro Cunha não tem pontos, já que voltou a jogar agora, estamos subindo degrau por degrau. Faz parte do processo e é bom para ganharmos experiência, entrosamento. O segundo jogo, que valia a classificação, foi bastante disputado, mas ele me ajudou bastante com sua experiência. Estamos muito unidos. Vamos tentar dar nosso melhor na sequência do torneio, buscando evoluirmos como time’, disse Allison Francioni após a classificação.
Quem também conseguiu a vaga à fase de grupos foi a dupla Richards/Ralph (MG/RJ), que venceu duas vezes nas partidas eliminatórias simples. Valendo a vaga, triunfo contra Jonas Paixão/JP (RJ) por 2 sets a 1 (21/19, 13/21, 15/13), em 50 minutos. Eduardo e Matheus Baby (RJ) tiveram que disputar uma partida a mais por conta da posição no ranking. A vaga veio após triunfo por 2 sets a 0 (21/17, 21/14) sobre Léo/Carlos Luciano (PB/RJ), em 34 minutos.
Por fim, a última vaga ficou com duas promessas do voleibol brasileiro. Pedro Henrique (PB), filho do campeão olímpico Ricardo, e Igor Borges (RJ). Eles também tiveram três duelos ao longo do dia, o último deles, que garantiu a vaga, com triunfo sobre Pezão e Dedé (MG/RJ), por 2 sets a 0 (21/7, 21/0), em 13 minutos.
No torneio feminino, 20 duplas disputavam as quatro vagas à fase principal do Nacional. E os atletas da casa se deram muito bem, começando com Roberta Glatt/Ana Carolina (RJ). As cariocas venceram duas vezes no qualificatório, eliminando na partida decisiva Alba/Aline (BA/SC) por 2 sets a 0 (21/19, 21/14), em 33 minutos de jogo.
A segunda vaga foi conquistada por Natasha e Solange (RJ/DF), que superaram Eunyce/Bárbara Ferreira (AL/RJ) por 2 sets a 0 (21/19, 21/19), em 44 minutos de partida. Haissa e Maria Clara (MS/RJ) também conseguiram a classificação com dois resultados positivos. A vitória por 2 sets a 1 (21/19, 19/21, 15/13) sobre Carol/Amanda (RJ), em 55 minutos, colocou a dupla na fase principal do torneio.
Por fim, a união da juventude com a experiência também se mostrou promissora na Urca. Campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, a mineira Ana Patrícia, de 17 anos, venceu junto da carioca Renata, quarta colocada nos Jogos Olímpicos de 2008, a última vaga. Elas foram o único time classificado que teve de jogar três vezes. Na decisão da vaga, triunfo por 2 sets a 0 (21/10, 21/9) sobre Thamara/Thais Belota (BA/RJ), em 26 minutos.
No masculino, os classificados pelo qualificatório se juntam a Fábio/Daniel Lazzari (CE/SC), Luccas Lima/Álvaro Andrade (SP/SE), Fábio Guerra/Léo Morais (RJ/PB), Felipe Cavazin/Zé Írio (PR/MS), Nilton/Anderson Melo (RO/RJ), Eder/Gilmário (ES/PB), Jefferson/Miguel (DF/MS) e Marcus/Vinícius (RJ/ES), garantidos pela posição no ranking de entradas.
Já no feminino, estavam classificados à fase de grupos pelo ranqueamento os seguintes times: Andrezza/Naiana (AM/CE), Érica Freitas/Amanda Maltez (MG/RJ), Andréa Teixeira/Leize (SC), Mayana/Juliana Simões (TO/PR), Flávia/Paula Hoffmann (RJ), Luiza Amélia/Thati (CE/PB), Sandressa/Fabrine (AL/BA) e Rosimeire/Beatriz (AL/RJ).
Os jogos seguem neste sábado (08.08), quando as duplas serão divididas em três grupos com quatro e jogarão dentro da chave, com os oito melhores (primeiro e segundos, além de dois terceiro colocados) avançando às quartas de final. O domingo (09.08) é reservado para partidas das semifinais, disputas de bronze e finais dos dois naipes.
Apesar de não garantir classificação direta ao Circuito Brasileiro Open, às duplas campeãs de uma etapa do Nacional fazem mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, a tendência é que ao longo do ano ocorram diversas trocas de posições entre duplas de ambos os circuitos, aumentando a importância das duas competições.
Após a primeira etapa, no Rio de Janeiro, o Circuito Banco do Brasil Nacional será disputado em Salvador (BA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Maringá (PR). As quatro etapas de 2016 ainda serão anunciadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).