Atletas da casa avançam e qualificatório é definido em Aracaju (SE)

saque inicial

14 de março de 2017

Arena montada na Praia de Atalaia, em Aracaju

(Divulgação/CBV)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 14.03.2017

O saque inicial foi dado em Aracaju (SE) para uma semana de muito vôlei de praia. Antes do início do Circuito Brasileiro Open, o Circuito Banco do Brasil Nacional 2016/2017 começou nesta terça-feira (14.03) com a disputa do qualificatório. Destaque para Álvaro Andrade e Raul (SE), dupla da casa que conseguiu vitórias e vaga na fase de grupos do torneio.

O Circuito BB Nacional é uma divisão de acesso ao Circuito Brasileiro Open, que começa a partir de sexta-feira (17.03). As duplas que não conseguiram ficar entre as primeiras 16 do ranking do Open disputam o Nacional em busca de pontos para subir na lista.

No torneio masculino também avançaram Anderson Melo/Daniel Souza (RJ), Richards/Gabriel Pereira (MG/RJ) e Rafa/Igor Borges (PR). Cada dupla venceu duas partidas eliminatórias diretas para conseguir a vaga na fase de grupos. Ao todo foram disputadas 24 partidas, com 28 times brigando pelas últimas quatro vagas. Destaque também para a nova geração, já que quatro dos oito atletas classificados ainda pertencem à categoria Sub-21.

O naipe feminino contou com 18 times lutando pelas últimas quatro vagas, em 15 partidas. Avançaram à fase de grupos Danielle/Aline (MS/BA), Hegê/Verena (CE), Haissa/Rosimeire Lima (MS/AL) e Fabrine/Carol Won-Held (BA/RJ). Assim como no masculino, cada dupla venceu dois jogos eliminatórios diretos pela classificação à fase de grupos.

Os times que avançaram no qualificatório se juntam às duplas que já estavam classificadas pelo ranking de entradas. No masculino já estavam garantidos Luccas Lima/Guto (SP), Vinícius/Rodrigo Bernat (RJ), Léo Vieira/Averaldo (DF/TO), Luciano/Harley (ES/DF), Lipe/Jefferson (CE), Nilton/Fábio Bastos (RO/CE), Matheus Maia/Jonas (RJ) e Ramon Gomes/Pedro Marins (RJ).

Entre as mulheres, as oito classificadas pelo ranking são Érica Freitas/Neide (MG/AL), Sandressa/Naiana (AL/CE), Thais/Eunyce (RJ/AL), Izabel/Rachel (PA/RJ), Solange/Fabíola (DF), Mayana/Paula Hoffmann (TO/RJ), Juliana Simões/Vitória (PR/RJ) e Aline/Bárbara Ferreira (SC/RJ).

Apesar de não garantir classificação direta ao Circuito Brasileiro Open, as duplas campeãs de uma etapa do Nacional fazem mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, a tendência é que ao longo do ano ocorram diversas trocas de posições entre duplas de ambos os circuitos, aumentando a importância das duas competições.

O Circuito Banco do Brasil Nacional passará por mais uma cidade em 2017, em Vitória (ES), no início de abril. As etapas realizadas passaram por Campo Grande (MS), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Maringá (PR), São José (SC), João Pessoa (PB) e Maceió (AL). Os times vencedores de uma etapa do Nacional recebem prêmio de R$ 7.250,00.

VEJA OS RESULTADOS DOS JOGOS MASCULINOS

VEJA OS RESULTADOS DOS JOGOS FEMININOS

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro