Aracaju terá sessão de autógrafos, visitas sociais e ações solidárias

etapa nesta semana

3 de março de 2020

Escolinha de vôlei de praia para crianças da rede municipal realizada em Maceió

(Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 03.03.2020

A etapa de Aracaju do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, que começa nesta quarta-feira (04.03) e segue até domingo (08.03), não terá apenas grandes jogos na arena montada na Praia de Atalaia. Junto da disputa esportiva, diversas ações para aproximar fãs e atletas estão agendadas durante a semana, incluindo também atividades solidárias, como arrecadação de alimentos não perecíveis e cadastro para doadores de medula óssea.

Na lista de atividades, três acontecem fora da arena, na próxima quinta-feira (05.03). A primeira delas será às 14h, com visita das duplas Tainá/Victoria (SE/MS) e Jô/Bruno de Paula (PB/AM) ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gaac).

Horas depois, às 16h, as duplas Andressa/Vitoria (PB/RJ) e Matheus Maia/Eduardo Davi (RJ/PR) participam de sessão de autógrafos e distribuição de camisas no Shopping Jardins.

Outra atividade que aproxima atletas e público será a palestra para universitários dos cursos de Nutrição e Educação Física. Ela acontece às 19h, na Faculdade Unit, com presença das duplas Juliana/Josi (CE/SC) e Fernandão/Harley (ES/DF), que trarão a experiência do esporte de alto rendimento aos estudantes, também distribuindo fotos e autógrafos.

Já na arena, outras atividades visam deixar um legado para a capital sergipana. Apesar da entrada ser gratuita, o público poderá colaborar doando 1kg de alimento não perecível. A coleta acontece durante todos os dias de competição, no portal de entrada do público, e será arrecadado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Aracaju.

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) também terá um posto avançado na arena para realizar o cadastro de doadores de medula óssea, além de trabalho educativo sobre a importância da doação de sangue. O cadastro, onde é necessário realizar coleta de 10 ml de sangue, acontece de sexta-feira a domingo, nos períodos matutino e vespertino.

A ação para ampliar o número de doadores de medula já havia sido realizada nas etapas de João Pessoa (PB) e Maceió (AL), em janeiro e fevereiro, alcançando ótimos resultados.

A Secretaria Municipal de Saúde também terá posto na entrada do evento oferecendo de maneira gratuita a vacinação tríplice viral, aferição de pressão e medição de glicose. Por fim, uma escolinha de vôlei de praia para crianças das redes municipal, estadual e da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) acontecerá na sexta-feira, às 9h.

O Circuito Brasileiro conta com 24 duplas em cada gênero, sendo que as 16 equipes mais bem colocadas no ranking de entradas já entram direto na fase de grupos, a partir de sexta-feira. As outras oito vagas restantes para completar os 24 times ficam abertas para serem disputadas entre até 32 duplas no torneio qualificatório (qualifying), que acontece na quinta.

As 24 equipes classificadas são divididas em seis grupos de quatro e jogam entre si, com os dois melhores times de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançando às oitavas de final. A competição segue no formato eliminatório tradicional, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Os 16 times já garantidos no naipe masculino pelo ranking de entradas são André/George (ES/PB), Ricardo/Vitor Felipe (BA/PB), Arthur Silva/Adrielson (MS/PR), Pedro Solberg/Guto (RJ), Thiago/Oscar (SC/RJ), Maia/Eduardo Davi (RJ/PR), Hevaldo/Vinícius (CE/ES), Fernandão/Harley (ES/DF), Jô/Bruno de Paula (PB/AM), Luciano/Léo Vieira (ES/DF), Lipe/Rafa (CE/PR), Ramon Gomes/Bernardo Lima (RJ/CE), Anderson Melo/Averaldo (RJ/TO), Marcus/Felipe Cavazin (RJ/PR), Allison Francioni/Fábio (SC/CE) e Adelmo/Moisés (BA).

Já pelo torneio feminino, as 16 equipes que entram direto na fase de grupos, pela posição no ranking de entradas são Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE), Talita/Carol Solberg (AL/RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Bárbara Seixas/Carol Horta (RJ/CE), Ângela/Juliana Simões (DF/PR), Josi/Juliana (SC/CE), Andressa/Vitoria (PB/RJ), Val/Aline Lebioda (RJ/SC), Andrezza/Neide (AM/AL), Vivian/Jéssica (PA), Elize Maia/Thamela (ES), Érica Freitas/Thati (MG/PB), Solange/Teresa (DF/CE) e Mari/Paula Pequeno (SP).

A abertura da temporada 19/20 aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Em Cuiabá, no mês de outubro, os títulos ficaram com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB).

Ribeirão Preto (SP) sediou a etapa de novembro, com ouro para Talita/Taiana (AL/CE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF). A parada de João Pessoa (PB), em janeiro, contou com títulos para Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e André Stein/George (ES/PB). Em Maceió (AL), ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. Cada etapa do Circuito Brasileiro distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro