Aracaju (SE) volta a sediar etapa do tour após seis anos com grandes estrelas

doze olímpicos

13 de março de 2017

Aracaju é a penúltima etapa da temporada 2016/2017

(Renan Rodrigues/CBV)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 13.03.2017

O Circuito Brasileiro Open 2016/2017 volta neste final de semana a uma das cidades mais apaixonadas pelo vôlei de praia nacional. Aracaju (SE) sediará uma etapa da principal competição do país após seis anos, com jogos realizados de sexta-feira (17.03) a domingo (19.03), sempre com entrada franca aos torcedores. A arena fica montada na Avenida Santos Dumont, altura do número 1.800, na Praia de Atalaia.

As partidas da fase de grupos, repescagem, quartas de final e semifinais, na sexta-feira e sábado, contam com transmissão ao vivo no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Já as disputas de medalha, no domingo, terão transmissão ao vivo no canal SporTV.

Antes do Open, porém, outra competição de alto nível agitará a capital sergipana. O Circuito Banco do Brasil Nacional, divisão de acesso à elite do vôlei nacional, começa nesta terça (14.03) e vai até quinta-feira (16.03), com a presença de grandes atletas. Em ação, por exemplo, estará o campeão do Circuito Mundial e melhor jogador de 2008, Harley, e jovens promessas, como a carioca Vitoria, campeã brasileira Sub-19.

No Circuito Brasileiro Open, os times são divididos em quatro grupos de quatro duplas na disputa da primeira fase, na sexta-feira. No dia seguinte ocorrem jogos válidos pela repescagem, quartas de final e semifinal. As disputas da medalha de bronze e das finais dos dois naipes ocorrem no domingo, com partidas apenas na parte da manhã.

Os primeiros colocados de cada grupo avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam o Round 1 (repescagem).

A última etapa do Open disputada em Aracaju (SE) aconteceu em 2011, com vitória de Talita/Maria Elisa (AL/PE) – que estarão nesta semana com suas atuais parceiras, Larissa e Carol Horta, respectivamente. No masculino, Billy e Bruno Schmidt (ES/DF) levaram o ouro. Apenas Bruno, campeão olímpico ao lado de Alison, estará em quadra nesta etapa. Em 2012, 2013 e 2016 também foram realizadas na cidade etapas do Circuito Challenger.

O torneio em Aracaju terá a presença de 12 atletas olímpicos: Ágatha, Bárbara Seixas, Juliana, Larissa, Maria Elisa, Talita, Renata, Alison, Benjamin, Bruno Schmidt, Evandro e Pedro Solberg, seis deles medalhistas no maior evento esportivo do mundo.

Já o Circuito Banco do Brasil Nacional, que começa nesta terça-feira (14.03), é uma divisão de acesso ao Open. As duplas com bom desempenho em uma etapa do Nacional somam pontos e vão subindo posições no ranking geral. O campeão do Nacional soma mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa do Open (240).

O Nacional é composto por 12 duplas em cada naipe. As seis melhores do ranking – que não conseguiram vaga entre as 16 do Open – e dois times convidados (wild card) entram direto na fase de grupos, que começa na quarta-feira. Na terça, ocorre o qualificatório, onde até 32 times (limite) em cada naipe disputam as últimas quatro vagas, em jogos eliminatórios.

A temporada do Circuito Brasileiro Open 2016/2017 começou em setembro do ano passado e Aracaju (SE) será a oitava parada dos nove eventos programados. O tour já passou por Campo Grande (MS), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), São José (SC), João Pessoa (PB) e Maceió (AL). A próxima parada ocorre em Vitória (ES), de 7 a 9 de abril. 

CREDENCIAMENTO
A imprensa interessada em realizar a cobertura da etapa deve enviar pedido de credenciamento com nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘imprensa@volei.org.br’. A retirada das credenciais será realizada na própria arena, na sala de imprensa, a partir de sexta-feira, das 9h às 19h.

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. Os jornalistas Renan Rodrigues (21 99290-4767) e Rogério Lauback (21 99429-7157) realizarão o credenciamento e auxiliarão a imprensa.

TODOS OS CAMPEÕES EM ARACAJU:
1992 – Aracaju – Moreira/Garrido (PE)
1993 – Aracaju – Mônica/Adriana (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1994 – Aracaju – Karina/Renata (RJ) e Ernesto/Ninahua (DF/PB)
1995 – Aracaju – Jacqueline/Sandra (RJ) e Guilherme/Pará (RJ)
2000 – Aracaju – Claudia/Mônica (DF/RJ) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2003 – Aracaju – Larissa/Ana Richa (PA/RJ) e Murilo/Hevaldo (PE/CE)
2004 – Aracaju – Izabel/Luiza Amélia (PA/CE) e Jan/Ricardo (PA)
2007 – Aracaju – Virna/Sandra Pires (RN/RJ) e Alison/Bernardo (ES/PR)
2008 – Aracaju -Vivian/Bárbara Seixas (PA/RJ) e Thiago/Jan (SC/PA)
2011 – Aracaju – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Billy/Bruno Schmidt (ES/DF)
2012 – Aracaju – CHALLENGER – Thati/Érica Freitas (PB/MG) e Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF)
12/13 – Aracaju – CHALLENGER – Val/Ângela (RJ/DF) e Harley/Renatão (DF/PB)
2016 – Aracaju – CHALLENGER – Andrezza/Vivian (AM/PA) e Léo Gomes/Ferramenta (RJ)

SERVIÇO – CIRCUITO BRASILEIRO ETAPA ARACAJU (SE)
Data Nacional: Terça-feira (14.03) a quinta-feira (16.03)
Data Open: Sexta-feira (17.03) a domingo (19.03)
Local: Av. Santos Dumont, altura do número 1.800,, Praia de Atalaia
Entrada Franca