Duplas brasileiras disputam Sul-Americano sub-19 de vôlei de praia em busca de vaga no Mundial

Gabriel/Juca e Marcela/Julhia representam o Brasil em Paso de los Toros, no Uruguai

1 de fevereiro de 2024

Delegação brasileira para a disputa da primeira etapa do Sul-Americano sub-19

(Divulgação/CBV)

O caminho das duplas brasileiras para o Mundial sub-19 de vôlei de praia, previsto para setembro na China, começa nesta sexta-feira (2.2), na primeira etapa do Circuito Sul-Americano da categoria, em Paso de los Toros, no Uruguai. Para representar o Brasil, quatro jovens talentos que têm entre 16 e 17 anos foram selecionados no Camp de vôlei de praia que acontece no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ), desde 6 de janeiro.  Gabriel/Juca e Marcela/Julhia serão os representantes brasileiros na disputa.

“Um dos objetivos do nosso camp é o desenvolvimento de longo prazo dos atletas, e acompanhamento desses jovens da base. São atletas que têm potencial para as competições que estão por vir. Dentro desse período de treinamentos, onde trabalhamos ajustes técnicos e o desenvolvimento de cada um, escolhemos aqueles que se destacaram mais para disputarem esta etapa do Sul-Americano, que é classificatória para o mundial”, comentou Leandro Brachola, coordenador técnico da seleção permanente de vôlei de praia da CBV.

O evento no Uruguai é o primeiro de dois previstos para o Circuito Sul-Americano sub-19, e reunirá duplas de ambos os gêneros de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela e os próprios donos da casa. A segunda etapa está prevista para março, no Equador. Ao final das duas etapas, os cinco melhores países no ranking garantem vaga no torneio principal do Mundial, e os quatro seguintes garantirão vagas no qualifying da competição.

 “A expectativa é grande pois a categoria sub-19 é a porta de entrada no cenário internacional. Temos como principal objetivo a classificação para o Mundial, mas também é importante o processo para iniciar esses jovens atletas na experiência de competições deste porte”, disse Caio Lopes, um dos técnicos da seleção permanente de base.

Aos 16 anos, Juca e Gabriel terão a primeira experiência representando o Brasil em uma competição internacional.

“Será minha primeira vez representando o Brasil, o que é algo que eu almejava. Estou vivendo um sonho participando do camp, treinando em Saquarema com uma equipe técnica tão capacitada. É um período muito importante para a minha formação como atleta, a rotina de treinos na areia, na academia, a alimentação, tudo é muito bem pensado. Com tudo isso me sinto muito confiante para a disputa do Sul-Americano, que nosso time está entrosado e pronto para mostrar no Uruguai tudo o que aprendemos aqui no CDV”, avaliou Juca, que conquistou uma medalha de prata no Circuito Brasileiro sub-17 na temporada 2023.

 “Esta foi a primeira vez que participei de um camp aqui em Saquarema. É uma experiência marcante estar reunido aqui com os melhores atletas do Brasil na minha categoria. É uma honra poder representar o país em uma competição tão importante. Estou animado e confiante”, completou Gabriel.

“Todo o ambiente aqui é favorável para o nosso desenvolvimento. A energia dos treinos e a convivência com os outros atletas e a comissão técnica, tudo influi. É uma experiência única participar do Camp, e agora com o objetivo do Sul-Americano, focamos ainda mais”, relatou Julhia, de 17 anos, que é campeã do Circuito Brasileiro sub-21. Ela fará dupla com Marcela, que também tem 17 e é campeã do Circuito Brasileiro sub-19.

“Está sendo uma experiência incrível. Estou amando tudo isso. A equipe técnica é maravilhosa. Tem um suporte incrível para os atletas. Os treinos são de alto nível e aprendo muito a cada dia. Tivemos a oportunidade de falar com alguns ídolos, conhecer um pouco da trajetória e dicas que fazem a diferença. Me dedico ao máximo em cada treino para evoluir cada vez mais. Estou muito feliz e orgulhosa em poder representar o Brasil nesse sul-americano”, destacou Marcela.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro