Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 01.07.2017
O Brasil chega forte em busca de medalhas no torneio masculino do Major Series de Porec, na Croácia. Os campeões olímpicos Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), e a dupla Pedro Solberg/Guto (RJ), formada apenas seis meses atrás, venceram seus duelos neste sábado (01.07) e avançaram à semifinal da competição cinco estrelas do Circuito Mundial 2017.
Os times brasileiros não se enfrentam na semifinal, apenas em uma eventual disputa de ouro ou bronze. Alison e Bruno Schmidt terão pela frente a reedição da final olímpica, contra os italianos Nicolai e Lupo, às 7h (de Brasília). Em 10 confrontos entre os times, Alison e Bruno Schmidt levam a melhor com seis vitórias.
Já Pedro Solberg e Guto encaram os russos Oleg Stoyanovskiy e Artem Yarzutkin, no primeiro confronto da história entre as duas equipes. A partida acontece às 6h (de Brasília). O site swatchmajorseries.com transmite, e a decisão do Major Series, marcada para 11h (de Brasília), será exibida ao vivo no SporTV 2.
Alison e Bruno conquistaram a vaga com duas vitórias neste sábado. Nas oitavas de final, vitória sobre os espanhóis Pablo Herrera e Adrian Gavira por 2 sets a 0, com parcial final alucinante (21/17, 34/32). Horas mais tarde, nas quartas de final, triunfo sobre os norte-americanos Theo Brunner e Casey Patterson por 21/12, 21/19.
Bruno Schmidt analisou o duelo da semifinal, repetição da decisão olímpica e também de partida da fase de grupos, quando os italianos acabaram levando a melhor.
“Enfrentamos os italianos na primeira fase, e talvez não tenhamos colocado a pressão máxima naquela partida. Sabemos a maneira como eles atuam, o bloqueador é um atleta diferenciado, não podemos entrar devagar contra eles. A cabeça agora está focada em descansar, recuperar a parte física, e amanhã vamos estudar. Respeitamos muito, estão fazendo um torneio ótimo, mas sabemos que podemos jogar com nossa intensidade em busca dessa vitória”.
Pedro Solberg e Guto conquistaram a vaga no final four ao vencerem nas oitavas de final os norte-americanos Phil Dalhausser, campeão olímpico em 2008, e seu parceiro Nick Lucena, por 2 sets a 0 (21/10, 21/17). Nas quartas de final, triunfo sobre os austríacos Doppler e Horst novamente por 2 sets a 0 (21/15, 21/16). Guto comentou o bom momento do time.
“Estou muito feliz com nossa primeira semifinal de etapa do Circuito Mundial, e logo num Major Series de cinco estrelas, torneio de alto nível técnico. Adoro jogar aqui na Croácia, é um lugar com um clima bom, uma energia muito bacana. Sem contar que fui campeão mundial Sub-21 aqui, tenho ótimas lembranças”, disse Guto.
O Brasil é o maior vencedor em torneios do Circuito Mundial disputados na Croácia, com quatro ouros em seis eventos disputados. No ano passado, Alison e Bruno Schmidt foram ao lugar mais alto do pódio. Ao todo a parada distribui 600 mil dólares em premiações.
A nova organização das competições do Circuito Mundial pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) classifica as etapas em categorias de uma a cinco estrelas. O Major Series de Porec é o segundo de três da categoria cinco estrelas que serão realizados nesta temporada, valendo 1200 pontos para a dupla campeã.
VEJA OS RESULTADOS DO DIA NO MASCULINO
http://worldtour.2017.fivb.com/en/mpor2017/men/results/maindraw
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA
http://worldtour.2017.fivb.com/en/mpor2017/men/photos
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro