Alison/Álvaro vence e sai em primeiro da chave; Pedro e Vitor são superados

Campeonato Mundial

2 de julho de 2019

Alison (costas) comemora ponto com Álvaro Filho em Hamburgo, no Campeonato Mundial

(Divulgação/FIVB)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 02.07.2019

O Brasil entrou em quadra duas vezes nesta terça-feira (02.07) pelo naipe masculino do Campeonato Mundial de vôlei de praia 2019, em Hamburgo (Alemanha). Alison e Álvaro Filho (ES/PB) venceram e garantiram a primeira posição do grupo, enquanto Pedro Solberg e Vitor Felipe (RJ/PB) foram superados, mas avançaram em segundo da chave e estão na fase eliminatória da competição, que segue até o próximo domingo (07.07).

Outros dois times encerram a fase de grupos nesta quarta-feira (03.07): Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) e André Stein/George (ES/PB), que jogam valendo a primeira colocação de seus grupos. A definição dos adversários da fase eliminatória só acontecerá depois disso, no final da tarde de quarta. Até agora são nove vitórias em dez jogos no masculino.

Alison e Álvaro Filho terminaram a primeira fase superando os russos Semenov e Leshukov por 2 sets a 0 (26/24, 21/19), em 46 minutos, pelo grupo E. Alison elogiou a evolução apresentada pelo time na chave e ressaltou a dificuldade em superar a dupla russa, representante de uma das escolas mais tradicionais do voleibol mundial.

“Foi um bom jogo, o time da Rússia é muito forte e sair em primeiro da chave é muito importante. Primeiro pela evolução do nosso time, vencer uma dupla que está crescendo bastante, que provavelmente estará nos Jogos Olímpicos de Tóquio e brigando por pódios, isso é muito bom. Vamos seguir olhando para frente. A primeira fase foi concluída, mas agora é descansar e olhar para frente, sempre pensando na evolução do nosso time”, declarou.

Alvinho, que empatou em pontos com Semenov – 15 cada um – comentou a classificação na primeira posição do grupo e o descanso até a primeira rodada eliminatória.

“Foi um grupo bem difícil, terminar em primeiro lugar do grupo representa um dos objetivos que traçamos. Queremos descansar, aproveitar o dia e deixar o corpo pronto para a sequência do torneio. Vamos aguardar para sabermos quem será o próximo adversário para estudar bastante e seguir buscando o crescimento”, disse Alvinho.

Pedro Solberg e Vitor Felipe, que tinham vencido as duas primeiras partidas do grupo A, foram superados nesta terça-feira pelos noruegueses Mol e Sorum, atuais líderes do ranking mundial. Derrota por 2 sets a 0 (21/14, 21/15), em 39 minutos. Apesar do revés, eles avançam em segundo da chave e aguardam a definição dos adversários da próxima fase.

“Claro que eles formam o melhor time do mundo no momento, mas jogamos bem abaixo do que podemos apresentar. Acho que poderíamos ter imprimido um ritmo melhor, como fizemos na rodada anterior. O campeonato é longo, saímos em segundo da chave, vamos olhar para frente”, declarou Pedro Solberg após a partida.

A fase de grupos conta com 48 times em cada naipe, divididos em 12 grupos com quatro duplas. Eles jogam entre si e os primeiros e segundos avançam aos playoffs, assim como os quatro melhores terceiros colocados. Os outros oito terceiros colocados disputam uma rodada eliminatória chamada Lucky Looser, com os vencedores também avançando ao mata-mata, totalizando 32 times. A competição segue em formato eliminatório com round 1, oitavas de final, quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Somando os naipes masculino e feminino, o Brasil soma 12 medalhas de ouro, nove de prata e dez de bronze nas 11 edições realizadas. Brasil contra Estados Unidos foi a final mais repetida na história, tendo acontecido em sete oportunidades. O Campeonato Mundial é o principal torneio da temporada, com uma premiação total de 1 milhão de dólares (500 mil para cada naipe) e a maior pontuação ao ranking da temporada.

RESULTADOS DO DIA NO MASCULINO:
Alison/Álvaro Filho 2 X 0 Semenov/Leshukov (RUS) – 26/24, 21/19
Pedro Solberg/Vitor 0 X 2 Mol/Sorum (NOR) – 21/14, 21/15

JOGOS DESTA QUARTA-FEIRA NO MASCULINO:
Evandro/Bruno x Herrera/Gavira (ESP) – 5h – YouTube FIVB
André/George x Nicolai/Lupo (ITA) – 9h – VT no SporTV às 11h

VEJA AS FOTOS E OS RESULTADOS DO DIA
http://hamburg2019.fivb.com/en/schedule#/d20190702

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro