Em João Pessoa (PB) – 28.01.2017
A técnica Letícia Pessoa, um dos grandes nomes do vôlei de praia brasileiro, ganhou um grande presente de suas comandadas neste sábado (28.01), dia em que completou 52 anos. Ágatha e Duda (PR/SE) demonstraram rápido entrosamento e chegaram à final logo no primeiro torneio da parceria. Elas encaram Larissa/Talita (PA/AL) neste domingo (29.01), às 11h (de Brasília) na decisão da etapa de João Pessoa (PB) do Circuito Brasileiro Open.
A partida tem entrada franca na arena montada na Praia de Cabo Branco e transmissão ao vivo do canal SporTV 2. A disputa pela medalha de bronze acontece mais cedo, a partir das 9h (de Brasília), entre Elize Maia/Taiana (ES/CE) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ). A equipe vencedora na disputa pelo terceiro lugar subirá pela primeira vez ao pódio.
Ágatha e Duda (PR/SE) conquistaram a vaga na decisão ao vencerem Elize Maia e Taiana (ES/CE) em um jogo extremamente equilibrado, por 2 sets a 0 (23/21, 21/19), em 35 minutos. Duda, jovem talento de 18 anos que já soma no currículo quatro títulos de mundiais de base e uma edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, comentou o início de projeto visando 2020.
"Nós treinamos muito desde o começo deste ano, estou muito feliz. Tivemos muita dedicação, pois é um começo de trabalho onde nenhuma das duas sabia muito sobre a outra. Está sendo muito boa essa mistura da juventude e a experiência dela, para saber como chegar um dia nas Olimpíadas (risos). Está sendo espetacular. Quero agradecer à minha família, comissão técnica e amigos que são a base para os nossos avanços", disse Duda, que completou.
"Eu sou muito tímida e ela é muito alegre, isso vai ajudar a me soltar mais e falar melhor com o público, é uma ótima influência dela. Nos momentos em que fui alvo dos saques, ela (Ágatha) me ajudou sempre sorrindo, sempre alegre e brincando, do jeito dela".
Já Larissa e Talita alcançaram a final ao superarem Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ) de virada, em outra partida muito disputada e que levou os torcedores ao delírio. Vitória por 2 sets a 1 (13/21, 21/17, 15/9), em 55 minutos de duração. Talita comentou a paciência da dupla para não desistir, apesar do placar dilatado no primeiro set.
"A gente está feliz, conseguimos curtir um pouco, descansar a cabeça. Ficamos de fora da última etapa, em dezembro do ano passado, mas voltamos bem. Ainda não estamos 100%, mas ao longo do torneio fomos nos encontrando. As meninas sacaram muito bem no primeiro set, mas foi um jogo em que tivemos paciência. Fazer nossa estratégia", disse a sul-mato-grossense, que completou elogiando o nível do tour nacional.
"Nosso objetivo é sempre esse, estarmos nas finais. Estamos sempre nos preparando para isso, com total consciência de que não é fácil, de que temos o melhor voleibol do mundo e grandes times. Fico feliz de que alcançamos nosso primeiro objetivo, e vamos passo a passo, em busca do tricampeonato brasileiro. Sempre passo a passo", encerrou.
Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.
O Circuito Brasileiro 2016/2017 é composto por nove etapas, cinco delas realizadas em 2016, enquanto em 2017 as paradas serão em João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Vitória (ES). O SuperPraia, que reúne os melhores times do ano, encerra o calendário nacional em um torneio especial que será realizado no Rio de Janeiro.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro