pATROCINADOR OFICIAL

Craque no futebol, Richarlyson mostra talento também no Vôlei Master 2024

Após aposentadoria no futebol, Richarlyson brilha nas quadras do Vôlei Master 2024

20 de novembro de 2024

Ex-jogador da seleção brasileira estreou com vitória em Saquarema

(Wallace Teixeira/FVImagem/CBV)

Nos gramados, Richarlyson brilhou muito. Foi campeão mundial de clubes e campeão brasileiro pelo São Paulo, e vestiu a camisa da seleção brasileira. Mas além do futebol, ele tem talento para outro esporte que é paixão nacional: o vôlei.  No Vôlei Master 2024, atua como ponteiro e líbero do Fluminense, na categoria 40+. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), vai até sábado, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel, em Saquarema. 

Richarlyson foi criado na cidade de Bauru, no interior de São Paulo. Desde criança, sempre praticou esportes. Os mais frequentes eram o vôlei e o futebol. Acabou optando pelos gramados, mas já nos últimos anos como profissional, foi se reaproximando do vôlei.   

“O vôlei sempre esteve próximo de mim, desde pequeno. No ano passado, quando ainda morava em São Paulo, fui convidado para jogar torneios pequenos regionais. Esse ano, vim morar no Rio e o Fluminense me chamou. Fiz minha estreia na Superliga Master, e agora estou disputando o Vôlei Master pela primeira vez”, diz Richarlyson, que na estreia ajudou o Fluminense a vencer o Capoeirão (SC) por 2 sets a 0 (25/19 e 25/16). 

“Trago essa versatilidade do futebol. A parte cognitiva de ler o jogo, de entender a parte tática, o volume. É nisso que consigo contribuir mais. Hoje jogo mais por diversão, mas quando a bola sobe, não quero perder. Treinamos toda terça e quinta à noite, e entramos em todos os campeonatos para vencer. Digo que é uma diversão com responsabilidade, até porque estamos vestindo a camisa de um grande clube”, finaliza Richarlyson. 

O vôlei voltou a conquistar o coração do hoje comentarista esportivo, que tem como padrinho um campeão olímpico. “O vôlei me presenteou de várias maneiras. Quem me deu a primeira oportunidade de jogar o Jogo das Estrelas foi o Serginho. Ele me abraçou, abriu as portas. É um grande ídolo do esporte nacional, dono de uma história vitoriosa, e um cara super humilde, que se tornou um vencedor. Eu me espelho muito nele”, diz Richarlyson.  

“É minha primeira vez no Vôlei Master, nesse lugar lindo, que considero como o berço do voleibol. É motivo de muito orgulho e honra entrar nesses ginásios e ver tantas fotos de ídolos que fizeram o vôlei chegar ao patamar que está hoje. O evento tem um nível absurdo, parece que estamos jogando a Superliga. Tem times do Brasil inteiro. Dou parabéns para a CBV pela organização, e agradeço a oportunidade de estar aqui nesse complexo que tem tanta história. Espero sair daqui, no mínimo, com uma vaga na Superliga Master 2025”, finaliza Richarlyson. 

VÔLEI MASTER 2024 

O evento master mais tradicional do voleibol brasileiro está de volta. A partir de sábado (16/11), a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) realiza o Vôlei Master 2024, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel, em Saquarema. A 19ª edição da competição será classificatória para a segunda edição da Superliga Master, que acontece em 2025.  

Durante os oito dias de competições, mais de 2000 atletas estarão envolvidos no evento. Serão 156 equipes em ação nas oito quadras indoor (1531 atletas), representando 14 estados brasileiros. Nas seis quadras de areia, 208 duplas e 115 quartetos reúnem 630 atletas. Entre os inscritos, ídolos históricos do vôlei nacional, como Fernanda Venturini (bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996), Karin Rodrigues (bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000) e Pará, campeão mundial de vôlei de praia em 1997.  

“O Vôlei Master é um dos eventos mais tradicionais do voleibol nacional. Mostra a paixão de brasileiros de todo o país pelo esporte, reúne grupos de amigos da vida inteira, e permite que fãs joguem ao lado de ídolos. Ficamos muito felizes de realizar mais uma edição do evento, com mais de dois mil participantes. O voleibol é excelência e competição, mas também é saúde, amizade, exemplo”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV.   

Classificatório para a Superliga Master  

Para estimular ainda mais a prática do vôlei pelos veteranos, a CBV criou a Superliga Master, que começou a ser disputada em 2024. O Vôlei Master deste ano classificará 33 equipes para a competição nacional: os três primeiros colocados da categoria 40+ feminino, os quatro primeiros colocados das categorias 45+, 50+ e 55+ feminino, 40+ e 50+ masculino, e os cinco primeiros colocados nas categorias 45+ e 55+ masculino.  

Categorias do Vôlei Master 2024  

Quadra: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M), 63+ (F/M), 67+ (F/M) e 70+ (F/M)  

Praia: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M) e 63+ (F/M).