Na madrugada de 18 de agosto de 2016, Ágatha e Bárbara Seixas se tornaram medalhistas olímpicas, com a prata nos Jogos Rio 2016. O cenário foi uma arena montada na Praia de Copacabana. Oito anos depois, elas retornam ao mesmo local. Com outras parceiras, disputam a etapa Elite do Circuito Mundial de vôlei de praia, que começa na quarta-feira (6/11).
“É sempre maravilhoso jogar na praia de Copacabana, onde vivi momentos tão incríveis da minha vida. O vôlei de praia tem tudo a ver com a energia dos brasileiros. Toda vez que entro em quadra, lembro dos momentos maravilhosos que eu vivi na minha carreira, como os Jogos Olímpicos do Rio. Amo vôlei de praia, e jogar para mim é um sentimento inexplicável”, diz Bárbara, que atualmente joga ao lado de Carol Solberg.
Em 2016, Ágatha e Bárbara Seixas foram responsáveis pela primeira derrota olímpica da americana Kerri Walsh, três vezes campeã dos Jogos. O triunfo na semifinal levou o Brasil à decisão feminina do vôlei de praia depois de 12 anos. Para Ágatha, o reencontro com Copacabana vem em um momento especial. Este ano, ela encerra uma das mais vitoriosas carreiras do vôlei de praia nacional. A filha Kahena, de 2 anos, estará na arquibancada.
“Eu queria reviver as emoções do Rio de Janeiro. Não tem como estar aqui e não lembrar daqueles Jogos Olímpicos. Na época, eu morava bem perto e vi a arena ser construída, então foi muito especial jogar no quintal da minha casa. Estar aqui em um dos meus últimos torneios, ao lado da minha família e amigos, é um fechamento de ciclo muito bonito”, diz Ágatha, que compete ao lado de Rebecca.
As duplas das medalhistas olímpicas vão m busca de mais uma medalha para o Brasil na temporada 2024 do Circuito Mundial – já são 16 em 2024.
Etapa Elite do Rio de Janeiro do Circuito Mundial
7/11 – 9h às 20h – Fase de grupos
8/11 – 9h às 20h – Fase de grupos
9/11 – 9h às 12h – Oitavas de final / 15h às 18h – Quartas de final
10/11 – 9h às 12h – Semifinais /15h às 18h – Finais