pATROCINADOR OFICIAL

São Luís abre a temporada do Circuito Brasileiro sub-21 de vôlei de praia

Competição faz parte do projeto de desenvolvimento da base da modalidade no país

6 de setembro de 2024

Carol Sallaberry em ação na última etapa do Circuito Brasileiro sub-21 em 2023

(Maurício Val/FV Imagem/CBV)

A nova geração do vôlei de praia pede passagem e desembarca em São Luís (MA) para a primeira etapa do Circuito Brasileiro sub-21 de vôlei de praia, que começa neste sábado (7.9). A competição reunirá 60 duplas de todas as regiões brasileiras, e vai até o dia 10 de setembro, na arena Domingos Leal, com entrada franca.

O início da temporada 2024 do Circuito Brasileiro é a continuação do trabalho de base da modalidade feito pela Confederação Brasileira de Voleibol. A disputa da competição nacional soma-se às outras iniciativas da instituição no trato com os jovens talentos, como por exemplo a frequente promoção de intercâmbios internacionais na Europa e nos Estados Unidos, e períodos de treinamentos no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel em Saquarema (RJ).

“O trabalho com esta geração que hoje está na categoria sub-21 vem sendo feito há três anos. É uma geração com muito potencial, e esta continuidade do trabalho é fundamental para o desenvolvimento destes talentos. Em São Luís começa a temporada do Circuito Brasileiro sub-21, mas muitos destes jovens já estão disputando torneios no adulto, buscando seu espaço. Alguns participaram de intercâmbios internacionais promovidos pela CBV, camps no nosso Centro de Treinamento de Saquarema. Será uma temporada muito disputada e de nível equilibrado”, destaca o coordenador das seleções de vôlei de praia da CBV, Leandro Brachola.

O Circuito sub-21 terá quatro etapas na temporada 2024, além da capital maranhense, João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ) e Maricá (RJ) também receberão a disputa. Em jogo, além das medalhas, também estão pontos importantes que contam para o ranking nacional, inclusive para o Circuito Brasileiro adulto.

“Nosso calendário nacional é integrado. Temos um olhar para as competições estaduais, regionais e da base, que proporcionam o surgimento de novos nomes. Ajuda no desenvolvimento de jovens que estão buscando um lugar no cenário nacional. A pontuação das etapas do circuito sub-21 é usada no ranking geral, e ajuda a estes atletas a estarem em disputas do Circuito adulto”, explica o gerente de vôlei de praia da CBV, Guilherme Marques.

Aos 19 anos, a carioca Carol Salaberry é um destes talentos monitorados pela CBV. Ela já disputou quatro mundiais nas categorias de base entre 2021 e 2023, e é dona de títulos nacionais e sul-americanos sub-17, sub-19 e sub-21. Em São Luís ela jogará com a parceira Marcela na disputa do sub-21 e também do torneio Aberto, na competição adulta.

 “Participar das etapas do Circuito sub-21 é de grande importância, é uma competição que valoriza os atletas da nova geração, dá rodagem aos jovens atletas e promove a renovação da modalidade. Eu tive a experiência de participar de um intercâmbio em Los Angeles com apoio da CBV, onde aprendi muito e agora poderei colocar em prática nesta etapa em São Luís”, disse Carol.

Circuito Brasileiro sub-21 de vôlei de praia 2024

1ª etapa – São Luís

Programação (horário de Brasília)

7.9 (SÁBADO) – Qualifying – 8h30 às 17h
8.9 (DOMINGO) – Fase de grupos – 8h às 17h30
9.9 (SEGUNDA-FEIRA) – Oitavas, quartas e semifinais – 8h às 19h
10.9 (TERÇA-FEIRA) – Finais e disputas pelo bronze – 8h30 às 12h

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro