Ouro para a federação de Mato Grosso. Na disputa pelo título da Primeira Divisão sub-16 feminina do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), as mato-grossenses derrotaram o Ceará por 3 sets a 1 (25/17, 25/20, 16/25 e 25/20), no último domingo (28/4), em Maringá (PR).
A comemoração foi em dobro para o técnico da equipe campeã, Ricardo Moura, que foi eleito o melhor do campeonato, e para duas atletas do Mato Grosso: Mariana Yotzchetz Cappeler, que foi eleita MVP e melhor ponteira, e Helena Rosa Holpert, eleita a melhor oposta.
A federação do Distrito Federal ficou com a medalha de bronze, após vencer o Maranhão por 3 a 2 (27/29, 25/21, 25/21, 14/25, 15/12). As três seleções que subiram ao pódio garantiram sua vaga na divisão especial do ano que vem. Paraíba, Bahia e Pará foram as três últimas colocadas, e disputarão a Segunda Divisão de 2025.
Após receber nomes como Lipe, Erika, Paula Pequeno e Giba, a convidada da vez para o Projeto Mentalidade Vencedora foi a medalhista olímpica Elisângela, que ressaltou a importância dessa iniciativa.
“Eu comecei a jogar voleibol vendo a seleção de 1992, quando o Brasil foi campeão olímpico. Se só de ver na televisão me inspirava, ter a oportunidade que elas tiveram, de trocar a experiência com um atleta de seleção, é ainda melhor. Que nós possamos ser espelhos para eles, para que um dia eles consigam contar sua história na seleção brasileira daqui a alguns anos”, disse a atleta.
Seleção do Campeonato
MVP:
Mariana Yotzchetz Cappeler – MATO GROSSO
MELHOR LEVANTADORA:
Laura Pinheiro de Mesquita – DISTRITO FEDERAL
MELHOR OPOSTA:
Helena Rosa Holpert – MATO GROSSO
MELHOR PONTEIRA:
Mariana Yotzchetz Cappeler – MATO GROSSO
Grazielly Fonseca Vieira de Ferry – MARANHÃO
MELHOR CENTRAL:
Emanuelle Lima dos Santos – DISTRITO FEDERAL
Isabella Binatti – CEARÁ
MELHOR LÍBERO:
Maria Suellen Soares das Chagas – CEARÁ
MELHOR TÉCNICO:
Ricardo Moura – MATO GROSSO