Em agosto, a maior competição esportiva do planeta vai virar todos os olhares para Paris. Mas o calendário do vôlei brasileiro até os Jogos Olímpicos será cheio de emoções. Que começam neste fim de semana, com a fase final da Copa Brasil feminina, no Centro Multiuso de São José (SC). Sesc RJ Flamengo, Dentil Praia Clube, Gerdau Minas e Fluminense disputam a primeira taça de 2024 e abrem uma temporada de grandes jogos. No fim de semana seguinte, tem a decisão da Copa Brasil masculina. Em abril, as finais da Superliga Bet7k. E em maio, no Rio de Janeiro, as seleções masculina e feminina entram em quadra no Maracanãzinho para as etapas brasileiras da Liga das Nações.
“Será um primeiro semestre de gala para o voleibol. Pelo histórico vitorioso do nosso esporte, o foco nas competições de clubes e seleções é ainda maior. A Copa Brasil dá início a esta sequência de grandes eventos, e a CBV está trabalhando para que cada um desses eventos proporcione experiências únicas ao torcedor e aos atletas. A Copa Brasil terá alto nível técnico, com atletas que já marcaram a história do vôlei e novos talentos que estão despontando no cenário nacional”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV.
A Copa Brasil garante ao campeão vagas na Supercopa 2024 e no campeonato Sul-Americano de clubes de 2025. A primeira fase reuniu as oito melhores equipes do primeiro turno da Superliga Bet7k. Nas semifinais de sábado (2/3), o Sesc RJ Flamengo encara o Dentil Praia Clube às 18h30, enquanto o Gerdau Minas, atual campeão, encara o Fluminense, às 21h. A decisão é no domingo (3/3), às 18h30. O sportv 2 transmite todos os jogos da fase final ao vivo.
Helena, ponteira do Sesc RJ Flamengo, que é catarinense e contará com a torcida da família nas arquibancadas do Centro Multiuso de São José: “A Copa Brasil é uma competição que tem muita importância, porque classifica pro Sul-Americano. Mas enfrentar o Dentil Praia Clube é sempre sinônimo de muita dificuldade. É um time com muitas qualidades, um poder ofensivo muito grande. A Tainara é uma referência de força, uma jogadora que pode fazer a diferença em qualquer partida. Pude conviver um pouco com ela no Pan, dividimos o quarto, foi muito legal ter esta experiência”.
Tainara, oposta do Dentil Praia Clube: “É uma competição importante, que traz classificações para outros torneios, além do título, claro. Estou há três temporadas aqui e quero essa oportunidade de trazer este título para o Praia Clube”.
Lelê, líbero do Fluminense: “Aprecio muito a qualidade técnica da competição. Por serem jogos eliminatórios, sempre esperamos o melhor de cada time. Além disso, gosto do fato de a Copa Brasil sempre ter uma cidade diferente como sede, expandindo holofotes para o voleibol brasileiro. O torneio é uma vitrine para as atletas demonstrarem seu potencial e para o esporte de forma geral. Vou enfrentar a Júlia Kudiess, com que já disputei campeonatos com a seleção brasileira. Somos amigas há alguns anos e é muito legal ver a evolução dela e o destaque nas últimas temporadas. Sempre torço muito por ela”.
Julia Kudiess, central do Gerdau Minas: “Um jogo como esse, eliminatório, é sempre uma oportunidade para mostrarmos nosso potencial, ainda mais nós que somos mais novas. A gente pode jogar o que sabe. Eu quero sempre ajudar, acrescentar ao time no bloqueio e no ataque. É uma responsabilidade imensa estar ali dentro, e eu fico muito satisfeita que minha entrega esteja sendo reconhecida”
Ingressos
Os ingressos para as semifinais e finais da Copa Brasil feminina e masculina estão disponíveis na plataforma digital da CBV. A venda física acontece apenas nos dias dos jogos na bilheteria do Centro Multiuso de São José (Avenida Acioni Souza Filho, S/N)
COPA BRASIL FEMININA 2024
SEMIFINAIS
2/3 (SÁBADO)
Semifinal 1 – Sesc RJ Flamengo x Dentil Praia Clube – 18h30
Semifinal 2 – Gerdau Minas x Fluminense – 21h
FINAL
3/3 (DOMINGO)
Vencedor semifinal 1 x Vencedor semifinal 2 – 18h30
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro