Na última vez que esteve em uma etapa do Circuito Mundial na Tailândia, Ágatha ainda não tinha conquistado os principais títulos que hoje figuram em seu histórico de atleta. Em 2013, ainda ao lado de Bárbara Seixas, a paranaense ficou na quinta posição em Phuket. Nesta semana, uma outra Ágatha retorna às areias tailandesas para a disputa do Challenge de Chiang Mai. Medalhista de prata na Rio 2016, campeã mundial na Holanda em 2015 e mãe da Kahena, que recentemente completou um ano de vida, tudo isso aconteceu no intervalo entre a última partida no país asiático e a próxima, que será nesta sexta-feira (17.11).
‘Essa vai ser minha terceira vez na Tailândia, e muita coisa mudou entre a última vez que joguei aqui. Uma década se passou com muita coisa acontecendo. Vai ser uma etapa importante para gente, infelizmente não conseguimos um resultado tão bom na Índia (Challenge de Goa em outubro), vínhamos de uma sequência grande de torneios e acabamos sentindo um pouco o desgaste. Agora conseguimos fazer uma boa preparação e estamos muito focadas em um bom resultado. A corrida olímpica tende a ser bem acirrada então todos os resultados são importantes”, avaliou Ágatha.
“Estamos indo para mais uma competição muito importante do outro lado do mundo. Será mais uma oportunidade de afinar o que temos treinado e somar pontos. Vamos pensar em cada dia, cada jogo, para seguir crescendo como time. É isso que estamos buscando sempre”, disse Rebecca que terá sua primeira experiência em eventos na Tailândia.
No torneio principal do Challenge participam 24 duplas por gênero, 16 classificadas de forma direta pelo ranking internacional, e outras oito vindas do Qualifying. Na primeira fase serão seis grupos com quatro duplas que jogam entre si. Os três melhores de cada grupo avançam para a fase eliminatória. A dupla campeã garante 800 pontos para o ranking.
Na temporada 2023 do Circuito Mundial o Brasil já conquistou 27 medalhas (10 de ouro, sete de prata e 10 de bronze).
CHALLENGE DE CHIANG MAI (TAI)
16.11 – Qualifying
17.11 – Fase de grupos
18.11 – Fase eliminatória
19.11 – Semifinais, disputas de bronze e finais
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro