Pouco mais de oito meses depois da primeira partida, reunindo cerca de de 1200 atletas de todo o país em mais de 300 jogos, a temporada 2023 do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) está chegando ao fim na próxima semana. A partir de terça-feira (21.11), Rio Branco (AC) recebe a Segunda Divisão sub-16 masculina, o último CBS do ano.
Sete times disputam na capital acreana uma das três vagas na Primeira Divisão em 2024. Acre, Alagoas, Goiás, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins jogam em chave única, com os quatro primeiros colocados da fase de classificação avançando para a semifinal. Os medalhistas de ouro, prata e bronze garantem o acesso.
Porta de entrada de craques do vôlei brasileiro, com representantes das 27 federações do país em três divisões de duas categorias (sub-18 e sub-16), o Campeonato Brasileiro de Seleções já revelou nomes que hoje brilham na Superliga Bet7k e na seleção nacional. Eleito a Revelação da última edição da Superliga, o oposto Oppenkoski, do Sada Cruzeiro (MG), foi um dos atletas que se desenvolveu na competição, defendendo o Rio Grande do Sul.
“Joguei o CBS em 2015, 2016 e 2017, nas duas categorias. Foi um campeonato muito importante para mim, abriu muitas portas para o cenário nacional, e eu guardo com muito carinho e muitas memórias positivas”, lembra Oppenkoski.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro