Viviane Ripper tem 100% de aproveitamento na história do Vôlei Master. Ela participou de todas as edições da competição, e é a atual bicampeã da categoria 59+ com a equipe Vôlei Master Mix, do Rio de Janeiro. Na edição 2023, que termina neste sábado (18/11), a conquista foi ainda mais especial. Viviane e suas companheiras de equipe não perderam nenhum set nos seis jogos disputados.
‘Jogar vôlei é sempre muito bom, mas o mais gostoso é estar aqui com minhas amigas, todas com saúde e relembrando tudo o que já aprontamos nessa vida. É uma verdadeira terapia do riso. Eu preciso disso. O voleibol está no meu sangue e faz com que eu me sinta viva’, diz Viviane.
Apesar da longa carreira no Vôlei Master, a passagem de Viviane pelas quadras profissionais foi curta.
‘Joguei no Flamengo, em um time histórico, ao lado da minha amada e inesquecível Isabel, Jaqueline, Regina Vilela, Virgínia, Heloísa Roese. Nosso maior rival era o Fluminense, que também tinha um timaço. Eu jogava como ponta ou saída de rede. E jogava por amor. Nunca me esqueço. Fui para o Flamengo em 1977 e um ano depois fui convocada pela primeira vez para a seleção infanto juvenil’, lembra Viviane. ‘Mas só joguei até os 20 anos. Eu e mais quatro desse time ficamos grávidas praticamente juntas. Quando voltei, o técnico era o Radamés Lattari (atual presidente da CBV), um cara que admiro muito e que até hoje é meu amigo. Mas me afastei de vez e fui criar minha primeira filha, a Juliana’, explica Viviane.
Porém, ela jamais deixou totalmente o esporte. Viviane inaugurou uma escolinha no Marina Clube, na Barra da Tijuca, que hoje atende a mais de 300 alunos, dos 7 aos 70 anos.
‘Entre os 20 e os 30 anos, não disputei nenhuma competição. Abri a minha escolinha, me dediquei integralmente a ela e sou muito feliz lá até hoje. Já formamos muitos atletas que se tornaram profissionais, e isso é algo que me deixa muito orgulhosa’, diz Viviane, que desde o início dos anos 2000 voltou a competir na categoria Master.
Recordista de participações no maior evento Master do país, Viviane não esconde o amor pela competição e por Saquarema.
‘Conheço o Centro de Treinamento da CBV como se fosse a minha casa. Amo as pessoas, a comida, a estrutura, e toda a beleza desse lugar tão incrível. E sempre fico hospedada aqui. Se em algum ano eu não conseguir ficar aqui, eu não venho. Já aviso logo!’, brinca Viviane.
Vôlei Master 2023
O Vôlei Master 2023 acontece no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, de 11 a 18 de novembro. Durante os oito dias de competições, mais de 2300 atletas estarão envolvidos no evento. Serão 170 equipes em ação nas oito quadras indoor (1700 atletas), representando 15 estados brasileiros – duas equipes virão do Paraguai. Nas seis quadras de areia, 214 duplas e 115 quartetos reúnem 630 atletas.
“O Vôlei Master é um evento que mobiliza centenas de jogadores com mais de 35 anos. Mostra que o amor pelo voleibol se espalha por todo o Brasil. Este ano, teremos uma edição muito especial, com a integração da competição com a nova Superliga Master. As equipes que se classificarem terão a oportunidade de disputar mais um torneio em 2024, com toda a estrutura. O objetivo da CBV é incentivar a prática esportiva e um estilo de vida saudável, além de ultrapassar as fronteiras esportivas do voleibol, com ações como a doação de alimentos não perecíveis. Essa é uma iniciativa em conjunto com a Prefeitura de Saquarema, nossa parceira de longa data”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV.
Classificatório para a Superliga Master
Para estimular ainda mais a prática do vôlei pelos veteranos, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou em setembro a criação da Superliga Master, que será disputada a partir de 2024. E o Vôlei Master terá um papel importante nessa novidade do calendário nacional, classificando os oito primeiros colocados das categorias +40, +45 e +50 para a nova competição. Para organizar a Superliga Master, a CBV criou um núcleo específico, com Rodrigo Delmasso como diretor, que terá uma comissão de apoio formada pelos presidentes das Federações do Tocantins (Ricardo Abalém), do Piauí (Tatiana Rodrigues) e do Maranhão (Ricardo Lins).
Ação social com doação de alimentos não perecíveis
O esporte vai muito além de competições e medalhas. A CBV acredita no poder transformador do voleibol e vem realizando ações sociais e ambientais em seus eventos. No Vôlei Master 2023, os atletas participantes foram convidados a doar 1kg de alimento não perecível durante o período da competição. Em parceria com a Prefeitura de Saquarema, as doações serão encaminhadas para instituições de auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Categorias do Vôlei Master 2023
Quadra: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M), 63+ (F/M), 67+ (F) e 70+ (F).
Praia: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M) e 63+ (F/M).
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.