pATROCINADOR OFICIAL

Com João Paulo Bravo e João Paulo Tavares, Brasil Kirin é um dos destaques da competição

Força dos xarás

26 de novembro de 2014

O Brasil Kirin (SP) é, atualmente, o segundo colocado na classificação da Superliga masculina de vôlei 14/15. O time de Campinas (SP) é o melhor em três dos seis fundamentos, bloqueio, saque e defesa e, ainda, o segundo colocado na estatística de ataque, atrás apenas do Sada Cruzeiro (MG), líder da competição. Com um grupo homogêneo, em que vários jogadores se destacam, uma dupla chama atenção. João Paulo Bravo e João Paulo Tavares têm o mesmo nome, jogam na mesma posição e, desde a temporada passada, defendem o time campineiro.

A primeira oportunidade dos ponteiros jogarem lado a lado por um clube foi proporcionada pelo Brasil Kirin. Antes, na seleção brasileira, estiveram juntos nas temporadas 2009 e 2010, e a afinidade vem desde então. Com características parecidas, ambos são mais tranquilos em quadra, têm experiência internacional, uma ampla bagagem no vôlei e uma qualidade técnica semelhante.

Segundo Tavares, as personalidades são parecidas e, com isso, os dois conseguem passar segurança e tranquilidade ao grupo. “Sempre gostei de jogar ao lado do Bravo. Acho que fazemos uma boa dupla de ponteiros”, brincou João Paulo Tavares. “Somos parecidos e passamos isso para dentro de quadra. Acho que somos econômicos para falar, não somos de comemorar com tanto entusiasmo, mas conseguimos passar para o time o que é preciso”, complementou, de 31 anos.

Com quatro anos a mais de experiência, João Paulo Bravo sabe o que pode ser decisivo para a conquista de bons resultados. “O entrosamento que temos fora da quadra ajuda bastante na hora do jogo e pode influenciar positivamente no nosso jogo. Mas, além disso, acredito que força do nosso time esteja realmente no grupo. Estamos assimilando bem tudo que o técnico (Alexandre Stanzioni) nos pede, durante os treinamentos e nos vídeos, e o grupo pode fazer a diferença em uma Superliga tão equilibrada”, disse Bravo.

Em relação ao equilíbrio da Superliga, os ponteiros do Brasil Kirin têm a mesma opinião: o time a ser batido. Atual campeão da competição, o Sada Cruzeiro (MG) é o único à frente da equipe campineira na tabela de classificação.

“Temos que pensar, primeiro, no Brasil Kirin, no que podemos e temos que fazer para chegarmos bem na fase final da Superliga. Mas, é claro que não tem como não haver uma preocupação especial com o Cruzeiro. É um time que está sempre nas finais a competição e que mantem uma base há muito tempo”, comentou Bravo. “Eles têm um elenco muito forte e um estilo de jogo agressivo e merecem uma atenção especial”, destacou Tavares.

O Brasil Kirin tem seis vitórias – sobre Voleisul/Paquetá Esportes (RS), UFJF (MG), Ziober Maringá (PR), São Bernardo Vôlei (SP), Vôlei Canoas (RS) e Minas T.C. (MG) – e apenas uma derrota, sofrida para o Taubaté/Funvic (SP), na segunda rodada da Superliga.

“Nosso objetivo é ficar com a melhor posição possível na tabela, já pensando lá na frente. Ter a vantagem de jogar em casa, ao lado da nossa torcida, é sempre muito importante em um play-off”, concluiu João Paulo Tavares.

A equipe campineira busca a sétima vitória no próximo sábado (29.11), contra o São José Vôlei (SP), na casa do adversário e João Paulo Tavares.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro