pATROCINADOR OFICIAL

Estreantes e mais três duplas avançam às quartas em Jaboatão

Começou bem

6 de março de 2015

Luciano e Léo Vieira estrearam a parceria com duas vitórias

(Paulo Frank/CBV)

Jaboatão dos Guararapes (PE) recebeu o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia pela primeira vez na história. E nesta sexta-feira (06.03), primeiro dia de competição, quatro duplas conquistaram a vaga às quartas de final de maneira antecipada. Luciano/Léo Vieira (ES/DF), que estreia a parceria nesta etapa, Evandro/Pedro Solberg (RJ), Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB) passaram de fase na arena montada na Praia de Candeias.

Os jogos continuam neste sábado (07.03) com a disputa da repescagem, quartas de final e semifinais. As partidas contam com entrada franca ao público, na avenida Beira Mar, além de transmissão ao vivo no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) pelo link http://cbbvp.cbv.com.br/index.php/aovivo. A partir das semifinais, os duelos também serão exibidos ao vivo em um dos canais SporTV.

Cada dupla classificada de maneira antecipada às quartas venceu dois jogos nesta sexta. Com isso, não terão que disputar a repescagem, na manhã de sábado. Destaque para a nova formação do capixaba Luciano e do brasiliense Léo Vieira. Os atletas conseguiram vitória por 2 sets a 1 (21/14, 17/21, 15/13) sobre os líderes do ranking geral Bruno/Hevaldo (AM/CE) e, com apenas umas semana de treinamentos, já avançaram de fase.

“O Léo estava bem com o Jô, mas aceitou o meu convite. Jogamos com alegria, sem cobranças. O determinante foi o fato de querermos jogar juntos, um ajudar o outro. Treinamos uma semana em Vila Velha. Levei-o para minha casa e falei, ‘vamos treinar juntos’, pois não tínhamos nem batido bola ainda. Acho que deu certo. Mas amanhã será um outro jogo, uma outra história. Vamos em busca da semifinal. Ainda não temos aquele feeling de onde um precisa da bola, então a comunicação é muito importante para um time que está começando. Deu tudo certo, entramos sacando bem, fizemos a virada de bola”, disse Luciano.

Léo Vieira, que ao lado de Jô tinha sido vice-campeão da etapa de Porto Alegre, justamente perdendo na final para Luciano, comentou o primeiro degrau da nova equipe. Ele destacou a importância de um período de treinamentos em Vitória, ainda que curto.

“Fui para Vitória e ficamos uns dias juntos, o que foi essencial. O nível hoje está muito parecido, então qualquer detalhe pode fazer a diferença. O Luciano me ajudou muito nos jogos. Eu recebi a maioria dos saques contra o Bruno e Hevaldo, pressão o tempo inteiro em cima de mim. Ganhamos dos líderes do ranking, um time chato de jogar contra. Tenho muito respeito pelo Bruno, pois joguei com ele no início da minha carreira, o que me ajudou a despontar. Foi uma estreia sensacional”, comemorou.

Quem também largou bem em Jaboatão foi a dupla Evandro/Pedro Solberg (RJ). Os campeões do Desafio Melhores do Mundo: Brasil x EUA, disputado no Rio de Janeiro, na última semana, venceram no segundo e decisivo duelo André/Bruno Schmidt (ES/DF) por 2 sets a 0 (21/19, 21/18). Nas duas últimas etapas do circuito nacional eles conquistaram um título e um quarto lugar.

Campeões da etapa passada do circuito, Álvaro Filho e Vitor Felipe (PB) também se garantiram nas quartas, escapando da disputa da repescagem. Após ganharem o título em casa, os paraibanos começaram com dois bons resultados em Jaboatão. No segundo duelo do dia, garantiram a classificação ao vencerem os também paraibanos Jô e Ícaro (PB) por 2 sets a 0 (21/14, 21/18). Motivo de comemoração para Alvinho, que também destacou o fato da dupla liderar o ranking de entradas e poder atuar com o uniforme dourado.

Ficamos muito felizes com o título em casa. Não é fácil tentar honrar toda a história da Paraíba que é um estado que junto com o Ceará, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo tem muita tradição no vôlei de praia. Foi uma honra muito grande ganhar lá, até porque Zé Marco tinha sido o último paraibano a conquistar o título em João Pessoa, e isto foi há quinze anos. Agora estamos com esta camiseta dourada, que quer queira quer não, é tudo que o atleta busca”, declarou o parceiro de Vitor Felipe.

Por fim, os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel (BA/PR), que brigam pelo título da temporada, também se garantiram na próxima fase. Eles venceram Oscar e Thiago (RJ/SC), campeões da etapa de São José (SC), por 2 sets a 1 (21/15, 18/21, 15/11).

As partidas da repescagem terão confrontos entre Jô/Ícaro (PB) contra Guto/Allison (RJ/SC); Oscar/Thiago (RJ/SC) enfrenta Léo Gomes/Bernat (RJ); André/Bruno Schmidt encara Harley/Benjamin (DF/MS), e Márcio/Saymon (CE/MS) duela contra Bruno/Hevaldo (AM/CE).

As seguintes duplas deram adeus ao torneio após perderem duas partidas seguidas: Lipe/Fábio (CE), Ramon Gomes/Bernardo Lima (RJ/CE), Daniel Lazzari/Felipe Cavazin (SC/PR) e Fábio Guerra/Rodrigo Saunders (RJ/CE).

Cada dupla campeã de uma etapa do Open leva para casa um prêmio de R$ 45 mil, além de somar 400 pontos no ranking geral que define o vencedor da temporada. São disputadas nove etapas do Circuito Banco do Brasil Open. Depois de Jaboatão dos Guararapes (PR), o CBVP passará em 2015 por Salvador (BA), de 27 a 29 de março.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO DIA:
http://2015.cbv.com.br/index.php/midia/galeria-de-imagens/item/19824-open-jaboatao-dos-guararapes-06-03-2015

VEJA TODOS OS RESULTADOS DO DIA:
http://www.aplicativoscbv.com.br/circuitobb/tabopen/tabela2R.asp?site=11&sexo=m