De Saquarema (RJ), Josi Schmidt – 22.03.2015
Após quatro meses o Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ) recebe mais uma vez o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) infantojuvenil feminino – Sub 17 – da primeira divisão, organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O primeiro dia de disputas acontece nesta segunda-feira (23.03) com a participação de 12 seleções. A edição de 2014 foi realizada em novembro quando a seleção do Rio Grande do Sul ficou com o título após vitória por 3 sets a 0 sobre o Paraná.
Na chave A estão Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, além das seleções do Pará e Ceará. Já na chave B se enfrentarão o Paraná, Santa Catarina, Tocantins e Mato Grosso. Na chave C, encerram o quadro as equipes de Minas Gerais, São Paulo, Maranhão e Rio Grande do Norte.
Na primeira fase, todos jogam entre si nos grupos. Os dois primeiros de cada chave e os dois melhores terceiros avançam à fase final. Os três últimos colocados da competição caem para a segunda divisão em 2016.
Na primeira divisão, nos últimos 20 anos, apenas cinco seleções conquistaram o título. Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais foram as equipes que tiveram o melhor retrospecto e revezaram o troféu de campeão da competição.
Para 2016 o CBS voltará a ter três divisões: divisão especial, que reúne a elite, terá apenas oito participantes. Mesmo número da segunda e terceira divisões. Os três piores classificados na segunda divisão neste ano, ficarão sem disputar o CBS em 2016.
Este ano todos os jogos terão transmissão ao vivo pela CBVTV, que implantará em definitivo o projeto que era piloto na edição do ano passado. O objetivo, a partir desta competição, é de que sejam feitas as transmissões de competições promovidas pela CBV que não tenham cobertura da emissora detentora dos direitos de transmissão do voleibol brasileiro.
Os jogos serão transmitidos online pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no endereço: www.cbv.com.br ou do hotsite do Campeonato: cbs.cbv.com.br
CHAVES
Chave A – Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pará e Ceará
Chave B – Paraná, Santa Catarina, Tocantins e Mato Grosso
Chave C – Minas Gerais, São Paulo, Maranhão e Rio Grande do Norte
TABELA DOS JOGOS
1ª Rodada – 23.03 (segunda-feira)
Jogo 1 – Rio Grande do Sul x Ceará, às 9h
Jogo 2 – Rio de Janeiro x Pará, às 10h30
Jogo 3 – Paraná e Mato Grosso, às 13h
Jogo 4 – Minas Gerais x Rio Grande do Norte, às 14h30
Jogo 5 – São Paulo x Maranhão, às 16h
Jogo 6 – Santa Catarina x Tocantins, às 17h30
2ª Rodada – 24.03 (terça-feira)
Jogo 1 – Rio Grande do Sul x Pará, às 9h
Jogo 2 – Rio de Janeiro x Ceará, às 10h30
Jogo 3 – Paraná x Tocantins, às 13h
Jogo 4 – Santa Catarina x Mato Grosso, às 14h30
Jogo 5 – Minas Gerais x Maranhão, às 16h
Jogo 6 – São Paulo x Rio Grande do Norte, 17h30
3ª Rodada – 25.03 (quarta-feira)
Jogo 1 – Pará x Ceará, às 9h
Jogo 2 – Rio Grande do Sul x Rio de Janeiro, às 10h30
Jogo 3 – Paraná x Santa Catarina, às 13h
Jogo 4 – Tocantins x Mato Grosso, às 14h30
Jogo 5 – Minas Gerais x São Paulo, às 16h
Jogo 6 – Maranhão x Rio Grande do Norte, às 17h