De Saquarema (RJ), Josi Schmidt – 23.03.2015
A vitória da atual campeã marcou o início do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) infantojuvenil feminino – Sub 17 – da primeira divisão, torneio realizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que reúne 12 equipes este ano. A seleção do Rio Grande do Sul venceu por sets a 0 (25/13, 25/20 e 25/14) a equipe do Ceará, nesta segunda-feira (23.03), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ).
O técnico da seleção do Rio Grande do Sul, Rodrigo Rother, destacou dois pontos que considerou importantes nesse jogo de estreia. “O fato da competição estar acontecendo no início do ano não nos permitiu muito tempo de treinamento, além de 10 das 12 atletas estarem participando pela primeira vez deste campeonato, comprometeu um pouco o desempenho da equipe em quadra. Porém, estamos satisfeitos pelo resultando positivo, considerando sobretudo a tensão natural de qualquer estreia”, pontuou Rodrigo à frente da equipe desde 2006.
Ainda pelo grupo A, o segundo jogo do dia teve a participação das cariocas que tiveram um pouco de trabalho diante da seleção do Pará. Mesmo assim, o Rio de Janeiro venceu por 3 sets a 1 (25/20, 25/15, 21/25 e 21/19). O set perdido teve uma sequência de erros consecutivos de defesa e ataque carioca que levaram a seleção do Pará a marcar 10 a 3 com muita facilidade. “A qualidade do saque da seleção paraense é muito boa e acabou mantendo uma certa pressão nas nossas atletas”, comentou o técnico carioca Guilherme Schmitz.
A seleção do Rio de Janeiro, que conta com a mesma base de atletas da equipe do ano passado, conquistou o último título no campeonato em 2012 e vai enfrentar o Ceará na segunda rodada. Já o Rio Grande do Sul joga a segunda partida contra a seleção do Paraná.