De Saquarema (RJ), Josi Schmidt – 24.03.2015
O dia começou com surpresa na quadra do Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), nesta terça-feira (24.03), em Saquarema (RJ). No primeiro jogo do grupo A do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) infantojuvenil feminino – Sub 17 – da primeira divisão, as atuais campeãs da seleção do Rio Grande do Sul levou um susto ao iniciar a partida perdendo para a equipe do Pará. Com o Placar marcando 24 a 19 para as paraenses, no primeiro set, as gaúchas buscaram a recuperação e só conseguiram fechar em 34 a 32, depois de 45 minutos. A partida encerrou em 3 sets a 0 (34/32, 25/17 e 25/21).
“Invertemos a saída e com o saque eficiente da Vithória a gente conseguiu finalmente fechar o set”, comentou aliviada a ponteira Paula Menegotto Panno, 15. Para Vithória Boizonave, 16, a equipe teve que manter a concentração depois do susto: “procuramos manter a calma e acreditar na garra que nos trouxe até aqui”, disse a atleta que, juntamente com a amiga participam pela primeira vez do Campeonato.
Também pelo grupo A o Rio de Janeiro conquistou a segunda vitória na competição após vencer a seleção do Ceará por 3 sets a 0 (25/19, 25/20 e 25/19). Um dos destaques da partida, a ponteira carioca Luana Rezende, 15, acredita que o próximo confronto contra a seleção gaúcha pede cautela. “Essa classificação é uma mistura de alívio e preocupação que pede agora atenção redobrada. O jogo de amanhã terá uma certa tensão porque é natural quando se trata de enfrentar o Rio Grande do Sul que é uma seleção com tradição no campeonato, mas a gente também tem qualidade então acredito que será um bom jogo.”
Com duas vitórias, as seleções do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro garantiram seis pontos e já estão classificadas para as quartas de final do Campeonato Brasileiros de Seleções, torneio realizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).