De Saquarema (RJ), Josi Schmidt – 25.03.2015
O primeiro confronto desta quarta-feira (25.03) foi decisivo para as seleções do Pará e Ceará que disputavam uma das últimas vagas para as quartas de final do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) infantojuvenil feminino – Sub 17 – da primeira divisão, torneio realizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ).
No jogo válido pelo grupo A, a seleção do Pará dominou os dois primeiros sets e somente no terceiro o Ceará esboçou uma reação, porém sem sucesso, permitindo que os 3 sets a 0 (25/12, 25/12 e 25/23) dessem a classificação às paraenses.
“Há dois anos venho acompanhando essa competição, e quando chegamos aqui tem sempre muito nítido duas chaves, Sul e Sudeste, que se equiparam na técnica e desempenho. Então, somente hoje contra o Ceará é que pudemos jogar de igual para igual. O que vai mudar para a próxima fase é a consciência das meninas, que terão que desempenhar o melhor rendimento possível em quadra contra adversários muito fortes”, avaliou a técnica Catarina Freire, à frente da equipe há três anos.
Já classificadas na rodada anterior, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul fizeram o jogo que valia a primeira colocação no grupo A. O domínio foi carioca e a partida finalizou em 3 sets a 0 (25×16, 25/23 e 25/14). Para o técnico da seleção do Rio de Janeiro, Guilherme Schmitz, conquistar a primeira colação no grupo pode favorecer a equipe nas quartas de final. “A principal vantagem é de que vamos enfrentar um adversário que será teoricamente mais fraco, porém muitas vezes não condiz com a realidade porque todos que seguirão para as quartas têm muita capacidade.”