Novo formato do campeonato anima disputa por melhores colocações

De olho em 2016

27 de março de 2015

De Saquarema (RJ), Josi Schmidt – 27.03.2015

 

Equipes que perderam nas quartas de final jogaram em busca de melhores colocações do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) infantojuvenil feminino – Sub 17 – da primeira divisão, nesta sexta-feira (27.03), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ).
 
No próximo ano, o CBS volta a ser disputado em três níveis (Especial, 1ª e 2ª divisões), cada um com oito seleções estaduais. Minas Gerais e Rio Grande do Sul levaram a melhor no confronto contra as seleções de Mato Grosso e Paraná.  A briga pela quinta colocação colocará a equipe no grupo, teoricamente, mais fácil da divisão Especial em 2016.

 

A incessante busca da vitória e melhor colocação no CBS pode se refletir em 2016. O Grupo A terá o campeão, além do 4º, 5º e 8º colocado. No Grupo B, 2º, 3º, 6º e 7º fazem, na teoria, jogos mais equilibrados. Por isso, a luta pelo quinto lugar é um ingrediente a mais nos jogos decisivos neste sábado (28.03).

 

A vitória das mineiras foi sobre a equipe de Mato Grosso por 3 sets a 0 (25/20, 25/19 e 25/17). Para a técnica da seleção de Minas Gerais, Mirtes França, a vitória teve grande importância considerando a oportunidade de enfrentar agora a atual campeã, a equipe do Rio Grande do Sul, no próximo confronto. “O campeonato de repente ficou ainda mais interessante porque Minas nunca tinha a chance de enfrentar as primeiras colocadas dos últimos anos no campeonato, então essa disputa de 5º a 8º motivou as meninas”, comentou a técnica, afirmando estar muito satisfeita com sua primeira participação na competição.

 

No segundo confronto a seleção do Rio Grande do Sul, atual campeã do CBS foi superior ao enfrentar as paranaenses e venceram também por 3 sets a 0 (25/18, 25/22 e 25/22). A ponteira Letícia Scherer, 15, considerou a atuação da equipe em quadra satisfatória e não menos importante do que a disputa pelo título. “Por mais que a gente não estava brigando pelo título, queremos uma melhor colocação no campeonato. Demos uma relaxada no segundo e terceiro set, mas no final tivemos que dar um gás a mais pra conseguir vencer. Agora é ir pra cima das mineiras e conseguir a quinta colocação que é muito importante.”

 

Gaúchas e mineiras se enfrentam neste sábado, às 10h30, em busca do 5º lugar no Campeonato Brasileiro de Seleções. O Paraná e a seleção de Mato Grosso jogam pela 7º colocação às 9h.

 

Tocantins e Ceará, já rebaixados para a 1ª divisão em 2016, fizeram o jogo que decidia a nona colocação na competição. A seleção cearense venceu a partida no tie-break (25/8, 22/25, 20/25, 25/20 e 15/6).