CBV lamenta falecimento de ex-treinador Paulo Matta

Nota de pesar

12 de maio de 2015

Paulo Matta faleceu na noite da última segunda-feira

(Divulgação)

Faleceu, na noite desta segunda-feira (11.05), aos 82 anos (16 de março de 1933), no Rio de Janeiro (RJ), o ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, Paulo Emanuel da Hora Matta. Depois de prestar serviços como atleta, técnico e supervisor, o vôlei brasileiro perde um dos importantes nomes e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) lamenta a perda de um de seus incentivadores.

Paulo Matta Iniciou sua trajetória no vôlei em 1952, de forma autodidata. Ao jogar no time da escola, foi convocado para a seleção baiana. Nesta época ele já treinava as equipes do colégio onde estudava. E, pouco, depois, começou a treinar a equipe feminina do Esporte Clube Vitória, que era composta pelas alunas da escola.

Iniciou a sua carreira de treinador no Rio de Janeiro, no Centro Israelita Brasileiro (CIB). A partir daí, trabalhou em praticamente todos os clubes do voleibol carioca, Bangu, América, CIB, Hebraica, AABB, Botafogo, Fluminense, Tijuca e Flamengo por onde passou várias vezes.

Nas seleções brasileiras, iniciou a carreira como supervisor das equipes femininas e masculinas no Campeonato Mundial realizado no Brasil em 1960. Depois participou como treinador de quatro edições do Campeonato Sul-Americanos, Pan-Americano em Cali (1971), Jogos Olímpicos no México (1968) e Universiade na Bulgária (1977).

Paulo Matta também foi professor dos Cursos de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 1972 até 1979 e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) durante 18 anos (1980/1998).