Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 29.06.2015
Celeiro de grandes craques das areias, como André Loyola, Fábio Luiz, Alison, Larissa, Lili e diversos outros nomes, Espírito Santo terá uma semana de muito vôlei de praia. E a largada começou nesta segunda-feira (29.06), com o qualificatório do Circuito Banco do Brasil Sub-23. Foram 11 jogos na Praia de Camburi, que definiram as últimas quatro duplas de cada gênero classificadas à fase de grupos da competição.
Além da etapa do Sub-23, a cidade receberá na sequência a terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger, categoria principal com atletas de destaque do cenário nacional.
As partidas seguem nesta terça-feira (30.06), a partir das 8h30, com entrada franca na arena montada na orla de Camburi. No torneio masculino, oito duplas já estavam classificadas à fase de grupos pela posição no ranking de entradas. As quatro vagas restantes foram definidas em confrontos eliminatórios entre 10 times, com seis partidas.
Vinícius/Daniel (RJ) venceu Huguete/Iuri (ES) por 2 sets a 1 (18/21, 21/12, 15/10), conquistando a primeira vaga. No segundo confronto valendo vaga, triunfo de Márcio/Saymon (MS) sobre Raul/Índio (SE/ES) por 2 sets a 0 (21/17, 21/11). Também conseguiram avançar os cearenses Allyson Lima e Jefferson , que derrotaram Murylo/Marcondes (GO) por 2 sets a 0 (21/17, 21/14), além do atleta da casa Fernando (ES), que jogando ao lado de Ravel (RJ), eliminou Cabelo/Gabriel Mussi (AL/RJ) por 2 sets a 0 (21/15, 22/12).
Os quatro classificados se juntam aos times já garantidos pelo ranking, que são: Vinícius/Matheus (ES/RJ), Eduardo Davi/Arthur Lanci (PR), Léo Morais/George (PB), Matheus Maia/Jonas (RJ), Gabriel Gouveia/Igor Borges(RJ), Pedro/Antônio Carlos (PB/RJ), Vitor Micael/Lucas (DF) e Salvino/Sheldon (MG/RR).
O torneio feminino seguiu o mesmo formato, mas com nove times brigando pelas últimas quatro vagas, em cinco jogos disputados. Ana Carolina/Roberta Glatt (RJ) foi a primeira equipe classificada ao superar Jéssica/Thamela (ES) por 2 sets a 0 (21/9, 21/14). Na segunda partida valendo vaga, Clicia/Ju (AM) derrotou Gabi/Milena (ES) por 2 sets a 0 (21/17, 21/9) e conquistou a classificação. Aretha/Ludiane (RJ/ES) foi o terceiro time classificado ao derrotar Brenda/Karola (ES) por 2 sets a 0 (21/19, 21/13). Por fim, Verena/Hegê (CE) eliminou Thaís e Amanda (ES) por 2 sets a 0 (21/13, 21/11), conquistando a vaga final.
As vencedoras no qualificatório se juntam a Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Andressa/Paula Hoffmann (PB/RJ), Victoria/Ana Carolina (MS/SE), Duda/Tainá (SE), Beatriz/Amanda (RJ), Paola/Sofia (SC/DF), Thamara/Maria Clara (BA/RJ) e Anna Luisa/Carolina (RS).
A competição em Vitória terá a presença de cinco campeões mundiais Sub-19 (Arthur Lanci, George, Andressa, Duda e Tainá) e duas campeãs dos Jogos Olímpicos da Juventude (Duda e Ana Patrícia). Além disso, dois filhos de campeões olímpicos também tentarão fazer bonito em Vitória. Pedro Henrique (PB) é filho de Ricardo (BA), enquanto Matheus ‘Cabelo’ (AL) é filho do parceiro do baiano, o curitibano Emanuel.
Na etapa de abertura, em Chapecó (SC), títulos para Arthur Lanci/Eduardo Davi (PR) e Andressa/Paula Hoffmann (PB/RJ). Já na segunda etapa, em Campo Grande (MS), Duda/Tainá e Matheus Maia/Jonas (RJ) ficaram com a medalha de ouro.
Modo de disputa
Os 12 times finais são divididos em três grupos de quatro e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições. Avançam os primeiros e segundos de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. Ainda no segundo dia dos torneios ocorre a disputa das quartas de final. O terceiro e último dia tem a disputa das semifinais, bronze e finais dos dois gêneros. A dupla campeã de cada etapa soma 200 pontos no ranking que define os campeões da temporada, além de uma premiação em dinheiro para os times na disputa.
O Circuito Banco do Brasil Sub-23 conta com seis etapas. Após Chapecó (SC), Campo Grande (MS) e, agora, Vitória (ES), o torneio passará por Rio de Janeiro (RJ), de 4 a 6 de agosto, Salvador (BA), de 8 a 10 de setembro, e Brasília (DF), de 13 a 15 de outubro. Diferente dos outros dois torneios de base nacionais (Sub-19 e Sub-21), no Sub-23 os atletas não precisam representar o mesmo estado para formarem as duplas.
O Circuito Banco do Brasil Sub-23 foi criado no final de 2011, com a etapa de estreia ocorrendo em João Pessoa, em março de 2012. A competição foi lançada visando dar mais um passo a favor do fortalecimento das categorias de base do Vôlei de Praia brasileiro, promovendo uma integração ao profissional.
SERVIÇO – CIRCUITO BB SUB-23
Data: Até quarta-feira (01.07)
Horário: A partir das 8h30
Local: Orla da Praia de Camburi, Vitória (ES)
Entrada gratuita